domingo, 19 de abril de 2015

Formula 1 2015: Ronda 4 - Bahrein (Corrida)

Uma semana depois de Xangai, a Formula 1 estava a fazer a sua primeira visita ao Golfo Pérsico, mais concretamente ao Bahrein, e claro, era a primeira das três corridas noturnas, do calendário. Com Sebastian Vettel a conseguir entrar entre os dois Mercedes, as expectativas eram saber como é que os dois pilotos conseguiriam superar os Ferrari e manterem as dobradinhas que tinham conseguido na Austrália e na China.

A corrida começava com uma ausência, que era de Jenson Button. Os problemas no seu carro eram irresolúveis antes de começar a corrida, e assim ele teve de ver a corrida das boxes. Quem também partia das boxes era Felipe Massa, que teve o seu carro parado na pré-grelha devido a problemas elétricos, por causa disso, a Williams decidiu fazer uma estratégia completamente diferente daquele que tinha Valtteri Bottas, para ver quantas posições ele conseguiria conquistar no final.

Na partida, os três primeiros mantiveram as posições, embora Vettel tenha pressionado Hamilton para o passar, mas sem sucesso. Atrás, Raikkonen largou melhor do que Rosberg e ficou com o terceiro posto. Bottas seguia em quinto, com todo o pelotão atrás.

Nas voltas seguintes, Rosberg fez o melhor com os seus pneus macios para superar Raikkonen, mas só o conseguiu na quarta volta da corrida, quando Hamilton começava a distanciar-se de Vettel. Parecia que o alemão da Ferrari estava inalcançável, mas ele cometeu um erro na oitava volta e Rosberg aproveitou para se aproximar dele e tentar a ultrapassagem. Rosberg lá conseguiu, ficando com o segundo lugar, mas Hamilton já estava muito longe para o apanhar com esses pneus. E ainda por cima, ambos tinham as mesmas táticas para a corrida.

Com as primeiras paragens, os Mercedes conseguem manter a dianteira, embora vigiando os Ferrari de Vettel e de Raikkonen. Toda a gente andava com pneus mais moles, exceptuando os Toro Rosso e o McLaren de Fernando Alonso. E na volta 16, Rosberg consegue passar Vettel, ao mesmo tempo que Lewis Hamilton tinha ido às boxes. O alemão da Mercedes conseguiu intimidar o seu compatriota da Ferrari, e com isso os três primeiros andavam juntos, pois Hamilton tinha perdido quase cinco segundos nas boxes. Duas voltas depois, Raikkonen vai às boxes para trocar para duros e sai na frente de Valtteri Bottas.

Com o passar das voltas, os Mercedes tentaram afastar-se de Vettel enquanto que atrás, havia uma duelo entre brasileiros pelo último lugar pontuável. Felipe Massa tentava aguentar Felipe Nasr, enquanto que pela frente tinha Nico Hulkenberg, que tentava aguentar o nono posto com o seu Force India, certamente inferior a estes dois carros. Enquanto Massa aguentava o piloto da Sauber, o Lotus de Maldonado estava a aproximar dos dois brasileiros. 

Na volta 25, Nasr superou Massa e ficou com o último lugar pontuável, mas logo a seguir, os três vão as boxes. Quem sai melhor foi... Maldonado, que conseguiu passar os dois brasileiros, com o grande prejudicado foi o piloto da Sauber, por causa de uma má saída nas boxes. Estes três pilotos foram os primeiros da segunda série de trocas de pneus, vindo logo a seguir Hulkenberg e Ericsson, que tinha tido uma péssima parada e perdido o oitavo lugar que tinha então. Ao mesmo tempo, Vettel sofria uma pequena saída de pista e via a aproximação do seu companheiro de equipa.

Na volta 31 acontece a segunda desistência da corrida, com Carlos Sainz Jr. a ficar parado na berma, ao mesmo tempo que Felipe Nasr passa Fernando Alonso, que definitivamente estava noutra estratégia. Duas voltas depois, Vettel entra nas boxes pela segunda vez, para tentar adiantar-se aos Mercedes, para logo a seguir Hamilton parar antes de Nico, saindo com pneus duros. O alemão entra logo a seguir, troca para duros, mas cai para terceiro, atrás de Vettel.

Na volta 38, Vettel sai de pista na curva anterior à meta e Rosberg aproveita para ficar com o segundo posto, ao mesmo tempo que na Toro Rosso, Max Verstappen abandona de vez, sendo o terceiro a fazê-lo. A saída causou danos na asa da frente do piloto da Ferrari e ele teve de ir às boxes de novo para trocar de asa, perdendo o terceiro posto para Raikkonen. Isto... quando parasse de novo. É que nessa altura, o finlandês era o segundo, ainda não tinha parado e estava na frente de Rosberg. Tinha estado momentaneamente na liderança, antes de Hamilton o passar na volta 40.

Kimi pára na volta 41, trocando para pneus moles e com isso, voltava à pista no terceiro lugar, com Vettel em quinto, com Bottas entre eles. E nessa altura, entravam os pilotos para as terceiras paragens nas boxes, com Pastor Maldonado a ter problemas devido ao seu motor - que se apagou - caindo para o 15º lugar e perdendo uma volta, numa altura em que era oitavo classificado.

A partir dali, começamos a ver a aproximação de Raikkonen a Rosberg, que calçavam pneus diferentes. O finlandês conseguiu tirar dez segundos em quatro voltas, e parecia que os pneus moles da Ferrari poderiam funcionar bem melhore na parte final do que os duros da Mercedes. E a aproximação começava a incomodar Rosberg, ao ponto de dizer ao engenheiro para que não dissesse mais a distância, pois isso o incomodava. Na volta 50, a diferença para Rosberg chega a menos de cinco segundos, ao mesmo tempo que havia uma batalha para o quarto lugar com Bottas a defender-se a Vettel.

A respiração susteve-se nas voltas finais: Raikkonen ficou colado na traseira de Rosberg. Na entrada da penúltima volta, Rosberg trava tarde demais e o finlandês aproveita. Na mesma altura, Hamilton tem problemas com os travões e o finlandês tentou a sua sorte, mas não teve tempo para tal. O inglês vencia a sua terceira corrida da temporada, com Raikkonen a ser o segundo e Rosberg no lugar mais baixo do pódio. Valtteri Bottas conseguiu aguentar Sebastian Vettel no quarto posto. Daniel Ricciardo acabou no sexto posto, precisamente no momento... em que o seu motor explode.

No pódio podiam-se ver os estados de espirito: a felicidade de Hamilton, a inexpressividade de Raikkonen e o disfarce de Rosberg, que via cada vez mais aumentar a distância para o seu companheiro de equipa. Ainda a Formula 1 não chegou à Europa, e parece que já começamos a desvendar um campeão...   

Sem comentários: