sábado, 4 de abril de 2015

Formula E: Buemi foi o melhor na qualificação de Long Beach

Sebastien Buemi fez pela segunda vez na temporada a pole-position na prova de formula E em Long Beach, conseguindo bater o alemão Daniel Abt e o seu companheiro de equipa, o francês Nicolas Prost. António Félix da Costa vai ser o sétimo da grelha com o seu Amlin Aguri, numa qualificação onde houve bandeiras vermelhas por causa de um acidente com Vitantonio Liuzzi

Debaixo de sol e algum calor em Long Beach, máquinas e pilotos se preparavam para uma qualificação que se adivinhava bem equilibrada. O primeiro grupo foi constituido pelos Andretti de Jean-Eric Vergne e Scott Speed, o Virgin de Jaime Alguersuari, o Venturi de Nick Heidfeld e o China Racing de Charles Pic. Os tempos começavam a ficar na ordem dos 57 segundos, e Vergne era o melhor, com 57,1. No segundo grupo, Prost e Bird fizeram tempos mais lentos, mas Sam Bird consegue o terceiro melhor tempo no segundo Virgin. Pouco dpeois, Bruno Senna fez um tempo suficiente para conserguir o sexto lugar provisório. A meio da segunda passagem Nicolas Prost é o primeiro a baixar dos 57 segundos, obtendo um tempo de 56,944.

No terceiro grupo, com Di Grassi, Piquet Jr e os Amlin de Félix da Costa e Duran, o iloto português conseguiu o quarto posto provisório, antes de Di Grassi subir para o segundo posto, entre Prost e Vergne. Pouco depois, Piquet Jr. andava atrás de Sarrazin, mas conseguiu o suficiente para ser o segundo na grelha. A seguir, Félix da Costa melhora o seu tempo e sobe para o quinto posto, na frente de Scott Speed.

Na parte final, com o último grupo, Buemi conseguiu o suficiente para o nono tempo, mas a meio da qualificação, Vitantoino Luizzi sofre um toque na parede a duas curvas do fim, causado o suficiente para que os comissários de pista acenassem a bandeira vermelha. Quando a qualificação recomeçou, Abt e Buemi conseguem melhorar os seus tempos, e ficando ambos com a primeira fila, com o suiço a conseguir o melhor tempo e frustrando Alain Prost, que pensava que iria ficar com a terceira pole da temporada. 

No final, a e-dams conseguiu q sua quarta pole da temporada, a Buemi repartia com Prost o recorde de poles, e a pouca diferença entre os carros da frente demonstrava o equilíbrio entre eles. Dali a três horas era a vez da corrida, onde tudo pode acontecer.

Sem comentários: