quarta-feira, 1 de abril de 2015

O perigo dos objetos voadores na IndyCar

A corrida de abertura da IndyCar, no circuito urbano de St. Petersburg, ficou marcado pela polémica dos apêndices aerodinamicos e de como os toques entre carros os faziam voar. As coisas pareciam ter ficado no dominio da polemica e no "disse que disse" até que esta segunda feira se noticiou que uma espectadora tinha sido hospitalizada em estado grave com um traumatismo craniano causado por um desses apêndices.

Segundo conta o jornal "The Tampa Times", a mulher, identificada como Brigitte Hoffstetter, levou com a peça quando circulava entre bancadas. Socorrida pelos bombeiros, foi levada para o hospital local, onde aparentemente não corre qualquer perigo de vida. O seu marido afirmou ao jornal que tal coisa "foi incrivel. Poderia ter sido bem pior, e estou espantado como é que ela sobreviveu".

Comentando sobre os destroços - que fizeram com que a corrida fosse neutralizada por mais do que uma vez - Tony Kanaan comentou: "Só via pedaços a voar na minha direção. Sabem, não deveriamos andar a bater uns nos outros, isto é uma corrida de monolugares, não é Stock Car ou Turismos".

A corrida de St. Petersburg foi não só a ronda inaugural da IndyCar, como também foi a primeira corrida onde os novos apêndices aerodinâmicos da Honda e da Chevrolet estiveram presentes, e desde a sua apresentação causaram polémica. Primeiro, pelo seu mau gosto, depois pela sua eficácia, e agora, pela sua fragilidade, que fez arrancar algumas delas durante o fim de semana inaugural da competição. 

Sem comentários: