sexta-feira, 29 de maio de 2015

Uma equipa totalmente feminina em 2016

As 500 Milhas de Indianápolis de 2015 já acabaram, mas há quem planeie de antemão para 2016, pois vai ser a altura da centésima edição da corrida no "Brickyard". E entre os que se propõem para a prova, eis a Grace Autosport. Uma equipa totalmente feminina, com diretora, engenheiras e piloto femininas.

A iniciativa é de uma engenheira veterana, Beth Paretta, e terá como piloto a britânica Katherine Legge, e a ideia é a de educar, para além das ambições de ser tão boa como a Penske e a Chip Ganassi. "Vai ser mais do que apenas dirigir uma equipa na corrida, vai ser realmente um plano de longo prazo para conseguir com que mais mulheres fiquem envolvidas nas corridas e, finalmente, envolvidas e interessadas em uma carreira na área CTEM: ciência, tecnologia, engenharia e matemática", afirmou Paretta na apresentação da equipa na passada sexta-feira em Indianápolis.

A experiência de Paretta é grande: em 2012, ajudou a Penske a conseguir o título na Sprint Cup da NASCAR, e dois anos depois, esteve na United SportsCar Championship ao volante da equipa SRT, onde alcançou o título na classe GT.

"Do ponto de vista do negócio, isso é algo que nunca foi feito antes", disse Paretta. "E isso é emocionante. De muitas maneiras, isto vai ser um impulso para a IndyCar como série, um aviso para toda a paisagem automobilistica dos Estados Unidos. Mas, na verdade, isto nunca foi feito em nenhum lugar do mundo. Nós escolhemos a IndyCar a e Indianapolis 500 porque é o maior palco do mundo. Esta é a maior corrida e ele vai ser seguida pela maioria dos telespectadores. Por essa razão, há um monte de empresas que estão procurando fazer parceria com uma equipe que vai trazer mais do que apenas competição", continuou.

"Isto é uma mensagem. Esta é uma iniciativa educativa. Há um monte de empresas que têm uma iniciativa CTEM, e em parceria com uma equipe como a nossa, porque somos mais do que uma equipa, isto é realmente uma iniciativa educacional, e isso é realmente um bom alinhamento porque um monte de empresas estão olhando para alinhar num programa como este", concluiu.

Para Legge, a oportunidade de trabalhar com Paretta e construir uma base maior de participação feminina no automobilismo era um assunto de particular interesse.

"É provavelmente uma das coisas mais emocionantes no qual já estive envolvido," começou por dizer ela. "Estou muito orgulhoso de fazer parte disso. Eu acho que para mim é um projeto de longo prazo. Vai ser, ele vai crescer e vai-se tornar em algo enorme. É algo que eu estou muito apaixonado desde há algum tempo", continuou a piloto britânica de 34 anos.

"Obviamente, competência tem sido a minha vida por mais anos do que eu gostaria de dizer a todos. Realmente, esta é a minha outra paixão e pode até inspirar cinco ou dez jovens mulheres para entrar em assuntos relacionados com o CTEM e podemos marcar pontos no sentido de 'se ela está nisso, então é uma coisa boa.", concluiu.

Veremos no que isto vai dar. Mas é um excelente projeto, e parece que os Estados Unidos estão a marcar uma posição neste campo. Agora resta saber se aparecerão em 2016 para ver o que elas poderão fazer contra um mundo maioritariamente dominado pelos homens.

Sem comentários: