segunda-feira, 20 de julho de 2015

"Uno, due, tre!" Filmes sobre Enzo Ferrari não vão faltar

Falou-se em abril que Hollywood queria fazer projetos sobre Enzo Ferrari. O primeiro, com Robert de Niro no principal papel, o segundo, com Michael Mann como realizador, e agora um terceiro, que descobri nesta matéria do inicio do mês, que Manish Pandey como argumentista. Para quem não sabe, escreveu o argumento do documentário sobre Ayrton Senna.

Segundo ele, vai se situar durante os anos 50, um período decisivo na sua vida, por causa do desaparecimento prematuro do seu filho Dino, e de outros pilotos importantes, como Mike Hawthorn, Peter Collins, Juan Manuel Fangio, Eugenio Castellotti, entre outros.

Pandey diz que o projeto só avança com uma condição: a aprovação do sobrevivente da familia, Piero Lardi Ferrari, o filho ilegitimo de Enzo Ferrari e um dos herdeiros da familia. "Nós não temos filme sem Ferrari", confessa Pandey. "É por isso que não podemos anunciar oficialmente este projeto. Está em desenvolvimento até ter a aprovação do Ferrari, e isso é algo claro: tem de ter o apoio de Piero Ferrari. Para mim tem de ser como fizemos com a família do Senna: temos de ter o seu apoio, pois é a sua vida, seu pai, sua história. Ele é um homem maravilhoso e tivemos um almoço juntos há algumas semanas", comentou.

Pandey afirma que isto é um projeto do qual está à volta desde 2008 e já se tornou numa obsessão. "É importante estar rodeado de genuínos especialistas na matéria, não apenas de 'achistas'. Temos vindo a trabalhar com Richard Williams, que escreveu o que na minha opinião é o melhor livro de Enzo Ferrari em lingua inglesa", explica Pandey. "Eu também passei uma boa parte do tempo com Sir Stirling Moss, falando que como eram e vi alguns dos seus livros de recortes. Ele estava lá e ele lembra-se muito bem sobre esse tempo, e tem um belo senso de contexto. Ele tem opiniões sobre a razão porque Enzo não ia às corridas e por que ele contratava certos pilotos".

Pandey acredita que a aprovação de Piero Ferrari será vital para ter a marca no projeto: "É um projeto histórico por isso não estamos falando da Ferrari dos dias de hoje, mas é uma marca incrível e esta é realmente a época em que muito do que conhecemos agora foi definido. Eu não faço ideia como os abordar se não tiver ter a aprovação do filho do fundador, e isso é a primeira coisa que estamos a fazer. E se ele sente que este projeto é digno de seu apoio, logo de seguida vamos passar para a próxima etapa, que é a obtenção de um realizador, e, de seguida, arranjar um elenco. Não existem atalhos por aqui", concluiu.

Quanto a atores, ele não pensa ainda nisso, mas não exclui Robert de Niro, que está envolvido... noutro projeto no papel de Enzo Ferrari. Veremos qual destes projetos vai para a frente, embora este ainda não seja um projeto oficial.

Sem comentários: