sexta-feira, 21 de agosto de 2015

WRC 2015 - Rali da Alemanha (Dia 1)

O Rali da Alemanha adquire esta temporada contornos decisivos, pois pode ser este o local onde Sebastien Ogier poderá sagrar-se (mais uma vez) campeão do mundo, pelo facto de ter quase cem pontos de vantagem sobre o seu companheiro, o finlandês Jari-Matti Latvala. E sendo também o primeiro rali puramente de asfalto do campeonato (à parte do rali de Monte Carlo), também seria interessante o comportamento de todos estes pilotos numa superfície diferente daqueles que estão habituados ao longo da época.

Feito o "shakedown" no dia anterior, o dia de hoje começou com os pilotos a fazerem oito classificativas, e o primeiro líder foi Sebastien Ogier, que conseguiu vencer a inicial, conseguindo uma vantagem de 1,4 segundos sobre Jari-Matti Latvala, enquanto que Anders Mikkelsen ficou no terceiro posto, a 3,6 segundos do piloto francês. O "melhor dos outros" era o Citroen de Kris Meeke, que ficou a "apenas" 6,3 segundos do lider. "Eles têm alguma coisa que nós não temos", lamentou, frustrado, o piloto da Citroën.

Tudo isto acontecia minutos antes do troço ter ficado neutralizado por causa de... um cavalo. Devidamente retirado, a prova continuou.

Atrás, Robert Kubica preocupava-se apenas "em conduzir", depois de sofrer uma penalização de cinco minutos após a troca de motor do seu Ford Fiesta. Quem andava muito bem era o francês Sebastien Lefebvre, que com um Citroen DS3 WRC conseguia ser "apenas"... 12, 4 segundos mais lento do que os primeiros.

Nas classificativas seguintes, Ogier começou a afastar-se dos seus companheiros de equipa, vencendo as etapas, apesar de se queixar que procurava o seu ritmo: "Não foi perfeito. Ainda estou à procura do ritmo mas estou satisfeito", confessou. Latvala, Mikkelsen e Meeke o seguiam, mas sem o apanhar, enquanto que Dani Sordo e Thierry Neuville lutavam pelo quinto posto e o melhor dos Hyundai.

Mas quando os pilotos chegaram à primeira passagem por Moselland, Latvala atacou e conseguiu 2,3 segundos a Ogier, para ficar com a liderança do rali por meio segundo. O francês reagiu na classificativa seguinte, na primeira passagem por Mittelmosel, reduzido a diferença para 0,1 segundos no final da manhã. 

"Estou mais satisfeito com as afinações. Continua a escorregar. Não foi uma secção perfeita. Mas correu bem", afirmou o francês, ao qual Latvala respondeu com otimismo: "Está tudo a melhorar. É uma questão de acertar na travagem. A manhã foi mais difícil do que estava à espera. Agora temos a assistência e, normalmente, à tarde o rali torna-se mais fácil", comentou o finlandês.

A tarde começou com Ogier a reagir, determinado a ficar com a liderança. Conseguiu 2,4 segundos sobre Latvala na segunda passagem por Sauertal, e mais 2,3 segundos na segunda passagem por Waxweiller. Com isto, conseguia um avanço de 4,7 segundos, que acabariam por ser de 9,5 no final do dia. "O carro está bom. Apanhei algumas curvas mais limpas do que estava à espera. Perdi algum tempo mas é melhor ser surpreendido assim do que ao contrário", comentou o francês no final do dia.

Anders Mikkelsen manteve o terceiro lugar, mantendo uma constância que só seria perturbada na última classificativa do dia, quando o britânico Elfyn Evans foi melhor do que ele. Mas o monopólio dos Volkswagen no pódio não está ameaçado, já que está a 34,9 segundos do primeiro.

Dani Sordo conseguiu vencer o duelo interno na Hyundai e é o quarto classificado, mas está muito longe dos três primeiros, tendo um minuto e seis segundos de atraso face a Ogier. E beneficiou dos problemas de Kris Meeke, que teve uma tarde desastrosa, primeiro por causa de uma saída de estrada, depois dos estragos causados, nomeadamente uma quebra de suspensão.

Thierry Neuville é o quinto, a menos de odis segundos de Sordo, logo, tem a capacidade de o atacar amanhã, pois não tem muito longe os Ford de Elfyn Evans e do estónio Ott Tanak, respectivamente, a um minuto e 22, e um minuto e 27 segundos. Com mais 3,6 segundos de atraso está Haydon Paddon, no terceiro Hyundai. Mads Ostberg é o nono, com o francês Stephane Lefebvre a fechar o "top ten", na frente de Kevin Abbring e de Martin Prokop.

O rali da Alemanha prossegue amanhã.

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