sábado, 1 de agosto de 2015

WRC 2015 - Rali da Finlândia (Dia 2)


O segundo dia do Rali da Finlândia contou com um duelo entre os carros da Volkswagen, mas parece que Jari-Matti Latvala está a levar a melhor sobre Sebastien Ogier, numa altura em que Kris Meeke teve um acidente e está fora de prova, deixando ambos cada vez mais à vontade.

O dia começou com a primeira passagem por Mökkiperä, onde acabou com Latvala ao ataque, aproveitando para alargar a distância para seis segundos. "Gosto desta especial. Ataquei em algumas zonas mas não tinha a certeza se teria sido suficiente", disse o finlandês. Já Ogier explicou que não tinha o Volkswagen Polo WRC perfeito para as condições encontradas. "Não foi a minha melhor classificativa. Não escolhi a melhor afinação para o carro. Está um pouco macio. Podia ter feito mais", afirmou o líder do campeonato.

A seguir, Ogier reagiu e tentou aproximar-se de Latvala, tirando 3,9 segundos na classificativa de Jukojarvi, com o finlandês a reconhecer na altura que "o Seb teve uma pilotagem brilhante". Mas nas classificativas seguintes, nomeadamente a primeira passagem por Surkee e a primeira passagem por Horkka, Latvala reagiu e venceu alguns décimos ao piloto francês. 

Atrás, de modo tranquilo, Kris Meeke era o terceiro. "O carro está muito bem. No início não estava a acertar com a trajectória e tive de levantar o pé, mas no geral foi bom", explicou o britânico do DS3 WRC.

Pela tarde, após uma assistência intermédia de meia hora, o duelo continuava. Na segunda passagem por Mökkiperä, Ogier disse que tinha feito "um troço perfeito", enquanto que Latvala achava que podia ter sido mais eficaz em determinadas zonas. Mas na 16ª classificativa... Ogier comete um erro a bate numa pedra, perdendo mais de 3,3 segundos e vê Latvala afastar-se. Outro que errou foi Kris Meeke, que ficou parado ao km 1,4 do troço por causa de uma saída de estrada que como resultou numa jante partida. O britânico ficou a trabalhar no carro para tentar prosseguir, mas o terceiro lugar foi para Mads Ostberg.

E logo a seguir, na segunda passagem por Surkee, a distância tinha aumentado para 11,4 segundos, para no final do dia se estabilizar nos 13,2 segundos. Por essa altura, o campeão do mundo já admitia que "se ficar nesta posição não será nada mau para o campeonato". Latvala, claro, afirmou que andar ao ataque durante a tarde teve a sua recompensa. "Estou muito satisfeito. Sabia que tinha de atacar e correr riscos". Mads Ostberg consolidava o terceiro lugar na geral, a um minuto e 28 segundos, já muito distante de Thierry Neuville, o quarto, a três minutos e 26 segundos.

Ott Tanak era o quinto no final do dia, a 4 minutos e 19 segundos do primeiro, depois de ter conseguido passar o Hyundai de Juho Hanninen, enquanto que Martim Prokop era o sétimo, no seu Ford Fiesta. Esapekka Lappi e Pontus Tiedmand eram oitavo e nono, respectivamente, e os melhores no WRC2, na frente do Ford Fiesta de Lorenzo Bertelli.

O rali da Finlândia termina amanhã. 

Sem comentários: