segunda-feira, 28 de setembro de 2015

A salvação da Lotus

As noticias sobre o negócio Lotus-Renault sofreram hoje um novo desenvolvimento, com a Renault a apresentar uma garantia na suprema Corte de Londres no sentido de que até ao dia 7 de dezembro irá tomar conta da Lotus. É que era hoje que terminava o prazo que o tribunal britânico tinha dado para essas garantias, sob pena de colocar a equipa sob administração de falência, como aconteceu no ano passado à Manor e à Caterham.

"O Grupo Renault e a Gravity Motorsport, de propriedade da Genii Capital, têm o prazer de anunciar a assinatura de uma Carta de Intenções que diz respeito à potencial aquisição da Lotus pela Renault", começa por afirmar o documento oficial apresentado ao tribunal.

"A assinatura desta Carta de Intenções marca a primeira etapa da Renault para o projeto de ter uma equipa na Formula 1 a partir da temporada 2016, ampliando ainda mais os 38 anos de compromisso da empresa com o Mundial", continuou.

"O Grupo Renault e a Gravity vão trabalhar em conjunto nas próximas semanas para, eventualmente, transformar esse compromisso inicial numa transação definitiva, desde que todos os termos e condições sejam cumpridos entre as partes interessadas", concluiu.

Assim sendo, com essa garantia presente, é mais um sinal de que um acordo com a Renault vai acontecer, apesar do aparente desespero que se vive na equipa de Enstone nos últimos tempos. Um exemplo disso foi o que aconteceu na passada quinta-feira, onde falhou pagamentos em Singapura e na quinta-feira ficou de fora da sua área reservada no paddock. Ao ver a equipa à chuva e a pedir pizza para as refeições, Bernie Ecclestone decidiu abrir a sua área VIP para eles até que a situação fosse regularizada.

Resta agora saber quais serão as condições apresentadas e que tipo de acordo é que será feito. Há precisamente um mês, falei por aqui que o possivel acordo acontecerá na ordem dos 65 milhões de libras para 65 por cento da equipa, com a Genii Capital a ficar com 25 por cento, e Alain Prost iria ficar com dez por cento e seria o diretor de equipa. Não se sabe se até lá as coisas se alterarão, mas o facto de Pastor Maldonado ter já acordado a sua renovação para 2016 já seria um sinal de que as coisas estariam bem encaminhadas para um acordo e a continuidade da marca na Formula 1.

A acontecer, só falta uma questão: quem ocupará o lugar deixado vago por Romain Grosjean? É que tudo indica que amanhã, ele será anunciado como o novo piloto da Haas...  

1 comentário:

Ron Groo disse...

eles manterão o nome?
A Renault vai e vem ao sabor do mercado... não demora vão embora de novo.