quinta-feira, 3 de setembro de 2015

As visões conflituosas sobre o cockpit fechado

 
O acidente mortal de Justin Wilson, há semana e meia, voltou à baila a discussão sobre o cockpit fechado, que está no ar desde 2009. E esta quinta-feira, a Autosport britânica fala das duas visões que alguns dos pilotos do atual pelotão da Formula 1 têm sobre este assunto. E se o veterano Jenson Button e Fernando Alonso afirmam que é hora de fechar os carros, Nico Hulkenberg é contra, pois acha que caso aconteça, a Formula 1 ficará "estéril".

"Na minha opinião, não", começa por dizer o piloto alemão, vencedor das 24 Horas de Le Mans este ano, na conferência de imprensa de abertura, em Monza. "Há prós e contras, mas eu vejo as corridas de monolugares com cockpits abertos. Quando a gente se meteu nisto sabiamos que ainda há riscos envolvidos, que poderia haver algum perigo, mas que está no DNA do automobilismo", continuou.

"Nós não deveríamos esterilizar a coisa toda, fazer tudo demasiado clínico e superprotegido. Isso também não é bom para o desporto e pode tornar as coisas um pouco menos atraente", concluiu.

Já o piloto da McLaren afirma que os tempos mudaram e a necessidade de segurança tem de ser levado a sério e que é a altura de haver cockpits fechados num futuro próximo. 

"Eu era um dos muitos pilotos que diziam 'isto é uma competição de cockpit aberto, e deve permanecer como uma corrida de cockpit aberto'", começou por dizer Button. "Mas eu acho que todos já tivemos tempo suficiente e agora é hora de fazer algo a sério, não apenas mudando o encosto de cabeça. É altura de ter um "canopy" de algum tipo no monolugar, porque não podemos ter isto [o acidente de Justin Wilson] a acontecer ao longo destes últimos anos.

"Isto não deveria acontecer neste momento no automobilismo. Não estamos mais nos anos setenta, nós deveríamos saber isso melhor do que ninguém. Os "canopys" provavelmente são o caminho a percorrer, mas, obviamente, isso leva tempo", continuou.

"Eu não vejo isto a acontecer no próximo ano na Fórmula 1. Eu sinto isso irá acontecer mais cedo ou mais tarde", concluiu.

Já Fernando Alonso, companheiro de equipa de Jenson Button, afirmou que de uma certa forma, concorda com a opinião dele, mas que ainda é algo complicado de entrar na sua mente.

"Eu estou aberto a qualquer solução que a tecnologia dos dias de hoje, em 2015, [permite] um cockpit fechado sem grandes problemas", começou por afirmar.

"Há outras categorias, como o Campeonato Mundial de Endurance que tem a cabine fechada e nada aconteceu", concluiu.

Sem comentários: