sexta-feira, 11 de setembro de 2015

WRC 2015 - Rali da Austrália (Dia 1)

O primeiro dia do Rali da Austrália está a revelar um pouco de surpresa por parte daqueles que esperavam mais do mesmo. É que a Hyundai domina os troços na Nova Gales do Sul, com Dani Sordo - normalmente um piloto que domina no asfalto - a estar na frente do rali.

Depois do "shakedown" de quinta-feira, o dia de hoje começou com Sordo ao ataque, vencendo as três primeiras especiais do dia, entrando a ganhar com uma vantagem de 0,7 segundos sobre Anders Mikkelsen. Ott Tanak é o terceiro, a 0,8 segundos do espanhol, enquanto que Sebastien Ogier não conseguiu mais do que o oitavo tempo na primeira especial. Contudo, na primeira passagem por Bakers Creek, Sordo aumentou a vantagem para 3,2 segundos sobre o seu companheiro de equipa, Haydon Paddon, enquanto que o terceiro classificado era Kris Meeke, que tinha um atraso de 5,4 segundos na geral. Tudo isso numa altura em que os pilotos queixavam-se do desgaste prematuro dos pneus nos troços australianos.

A seguir, na primeira passagem pelo troço de Northbank, Sordo voltava a vencer, conseguindo uma vantagem de 2,5 segundos sobre Kris Meeke, enquanto que via a sua liderança alargada para sete segundos sobre Haydon Paddon. "Boa especial. Nova para todos, mas as nossas notas são muito boas. Vamos tentar continuar assim na próxima. Estou satisfeito com o carro", afirmou o catalão da Hyundai.

Por esta altura, Sebastien Ogier sofria por causa de ser o primeiro a abrir a estrada. O seu atraso era de 19,8 segundos, mas era o oitavo na geral. "Algo que já estava à espera", afirmou depois o piloto francês.

Contudo, teve de se chegar à classificativa mais longa do rali para que as coisas mudassem. Kris Meeke foi o grande vencedor e com isso, passou à frente, ganhando 11,3 segundos a Sordo e passando para a frente com 3,3 segundos de vantagem. Sordo justificou a perda da tempo com problemas no selector da caixa de velocidades. "Tivemos um problema a reduzir e o carro foi-se abaixo num gancho. Comecei a reduzir as mudanças mas ficou em terceira e quando ia acelerar, o carro desligou-se. Perdemos três a quatro segundos", contou.

Pela tarde é que apareceram os Volkswagen. Tal como de manhã no caso de Sordo, Latvala venceu as três especiais seguintes, aproximando-se da liderança do piloto da Citroen. No final do dia, enquanto que Ogier vencia a última especial do dia, Latvala ficava com o segundo melhor tempo e passava Meeke por meros dois segundos. Ogier era terceiro e esatava feliz com a parte final do dia, pois tinha reduzido a diferença para sete segundos. "Podemos sorrir com o que fizemos hoje. Não lideramos mas demos tudo. Amanhã vai ser difícil mas não podemos lamentar se dermos tudo", disse o francês.

Após os três primeiros, Anders Mikkelsen é o quarto, no terceiro Volkswagen, na frente de Dano Sordo, a 15.9 segundos da liderança, e a meros três segundos de Mikkelsen. Hayden Paddon é o sexto, na frente do seu companheiro Thierry Neuville e do Ford de Ott Tanak, este a 40,2 segundos da liderança. O "top ten" fecha com os Ford do galês Elfyn Evans e do italiano Lorenzo Bertelli.

O dia acabou com o acidente de Staphane Lefebvre, que bateu numa pedra e danificou a suspensão, regressando esta sábado em modeo Rally2. Já no WRC2, Nasser al-Attiyah é o lider, com uma vantagem de um minuto e vinte segundos sobre o ucraniano Yuri Protassov.

O rali regressa à estrada na próxima madrugada.

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