domingo, 13 de setembro de 2015

WTCC 2015 - "Pechito" Lopez e Tiago Monteiro venceram em Motegi

O argentino José Maria Lopez e o português Tiago Monteiro foram os grandes vencedores das duas corridas do WTCC que aconteceram esta manhã no circuito japonês de Motegi. Dois meses depois das corridas em Vila Real, o WTCC voltou com o domínio dos Citroen de uma certa maneira ameaçado pelos Honda, que deu ao piloto português a sua segunda vitória da temporada, e a terceira para a marca japonesa, num ano dominado pelos Citroen.

A primeira corrida não teve história: depois de ter batido no arranque o "poleman" Norbert Mischelisz, o argentino José Maria Lopez foi embora da concorrência para vencer. Com isso, o interesse da corrida passou para a luta pela segunda posição entre o húngaro e o italiano Gabriele Tarquini, no seu Honda oficial. Contudo, Mischelisz aguentou os ataques de Tarquini e conseguiu ficar com o segundo posto. Mas ambos os pilotos beneficiaram da luta interna entre os Citroen de Ma Quinghua e de Sebastien Löeb, e tambem do atraso de Yvan Muller devido a problemas de direção, que fizeram com que o chinês fosse quarto classificado, na frente de Muller e Löeb.

Já Tiago Monteiro, depois de ter sido penalizado por causa de uma troca de motores, fez uma corrida de recuperação que o colocou no nono lugar, atrás do Lada de Rob Huff, mas mesmo assim ficou nos pontos.

Pouco depois, foi a segunda corrida, e as coisas foram diferentes. Com o piloto português a partir do segundo posto por causa da grelha invertida, aproveitou o arranque para passar Hugo Valente... e não mais largou. O piloto francês passou a ser "tampão" para a concorrência, que valeu imenso a pena para o piloto português, pois Yvan Muller teve problemas devido a um toque na traseira do seu compatriota, que o levou às boxes e a ficar fora dos pontos. 

Atrás, assistia-se a um duelo entre Ma Quinghua e Gabriele Tarquini pelo terceiro posto, mas também acabou com um toque entre ambos, com o chinês a atrasar-se e o italiano a ficar com o quinto posto. Mas mais tarde, os comissários disseram que a culpa tinha sido do italiano e penalizaram-no em 30 segundos, ficando fora dos pontos. Quem beneficiou disto tudo foi Rob Huff, que deu à Lada mais uma ida ao pódio, no seu lugar mais baixo.

Quem ficava também fora dos pontos era José Maria Lopez, que sofreu dois furos e acabou por abandonar.

No final, Tiago Monteiro estava eufórico com este resultado: "Não há palavras para descrever a felicidade. Este resultado é para todos na Honda, para o público fantástico que vi ao longo de toda a corrida muito entusiasta e para a minha família que me apoia incondicionalmente. Depois do que aconteceu em Vila Real, este é o melhor dos desfechos", comentou, eufórico.

No campeonato, José Maria Lopez lidera sem contestação, com 351 pontos, contra os 277 de Yvan Muller e os 253 de Sebastien Löeb. Tiago Monteiro é o sétimo, agora com 151 pontos.

O WTCC continua a 27 de setembro, em Xangai.

Sem comentários: