segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Como um ator de Hollywood se mete na Formula E


A Formula E é uma campeonato cada vez mais interessante e atrai cada vez mais mediatismo. Contudo, nos dias em que antecederam a primeira prova do ano, em Pequim, a noticia de um ator de Hollywood envolvido na competição poderá parecer uma excentricidade de quem quer salvar o mundo do que um envolvimento profundo na competição. Mas quem acompanha a carreira de Leonardo di Caprio, 40 anos de idade, sabe que isso não é bem assim. Sendo um dos sócios da Venturi na aventura da competição elétrica, também é desde há relativamente pouco tempo o mais novo (e o mais mediático) membro do Comitê de Sustentabilidade da Formula E.

O comitê irá servir para inclusão dos automóveis elétricos na mobilidade urbana, algo que está a acontecer aos poucos com modelos como o Tesla Model S, Renault Zoë ou Nissan Leaf, por exemplo, mas no caso de Di Caprio, é algo que simpatiza há mais de 15 anos. É conhecido o seu ativismo em defesa do meio ambiente, e desde há algum tempo que tem adquirido exemplares elétricos, como o Fisker Karma ou o Tesla Model S, e ele afirma que este compromisso é para valer:

"A primeira vez que o público soube sobre minhas credenciais 'verdes' foi quando eu cheguei aos Oscares num Toyota Prius elétrico. Sou normalmente fotografado quando saio de casa, então pensei que seria uma forma criativa de mostrar o meu compromisso com o ambiente. Acredito que seja importante aprovar novas tecnologias que estão a tentar fazer a diferença. O futuro do nosso planeta depende da nossa habilidade de abraçar soluções eficientes em termos de combustível e veículos com energia limpa", começou por afirmar em entrevista ao site da Formula E.


"Ouvi da Formula E pela primeira vez em Nova York, quando era apenas uma ideia. Desde então, apoiei o campeonato e impressionei com o que foi feito nestes primeiros anos. Algumas pessoas acreditavam que a Formula E iria falhar, e acho que foi feito um trabalho incrível para provar que esses críticos estavam errados. A Formula E pode ser poderosa em alterar a percepção das pessoas sobre os carros elétricos", continuou.
 
"A melhor coisa em relação aos carros elétricos é o som - a forma como você guia e a tranquilidade. Eles também são rápidos, fáceis de usar e muito divertidos. É só ligar na tomada todas as noites, como você faz com o seu telemóvel. Eu adoraria dar uma volta num carro da Formula E. Talvez vocês me vejam em breve!", concluiu.

O envolvimento de Di Caprio nesta competição também tem a ver com os desafios ambientais que estão a acontecer neste momento, especialmente com o crescimento cada vez maior dos gases de estufa e o consequente aumento da temperatura global. Logo, é também um desafio moral:

"Também me chamou à atenção desta categoria que eles só correm nos centros urbanos. As cidades representam neste momento uma bomba-relógio ambiental, pois dentro de 20 anos, 80% da população mundial irá viver em cidades, e isso significa uma procura crescente de recursos naturais que já estão em falta - mais do que o planeta consegue sustentar", comentou.

"As cidades do futuro precisam de ser sustentáveis. A tecnologia será a figura-chave. Uma das formas mais importantes de reduzir a poluição nas cidades é o investimento em soluções inteligentes de mobilidade. É aí onde os carros elétricos entram, porque quanto mais tivermos nas ruas, melhor a qualidade do ar para beneficiar as pessoas e o planeta", concluiu.

Em suma, mais do que o mediatismo, é uma longa causa do qual ele está a dar a cara. Resta saber quando é que ele entra dentro do carro para dar umas voltas...

Sem comentários: