domingo, 25 de outubro de 2015

WRC 2015 - Rali da Catalunha (Final)

Tudo indicava que iriamos ter mais do mesmo na Catalunha. Mas como muitos de nós aprendemos ao longo da nossa vida, nunca se ganham corridas antes de cruzarmos a meta. E no caso de Sebastien Ogier, o piloto francês tinha tudo para ganhar quando um acidente na última classificativa lhe tirou a chance de vencer, como também deu ao norueguês Anders Mikkelsen a sua primeira vitória no WRC, na frente de Jari-Matti Latvala e Dani Sordo, no seu Hyundai.

"Nem sei o que dizer. Não queria obter a minha primeira vitória assim. É surreal. Tivemos dificuldades na terra mas andámos a fundo no asfalto. Demos tudo o que tínhamos. Vou chorar na ligação", afirmou quando soube da noticia.

Eram seis as classificativas que faltavam para completar o rali catalão, neste domingo, e começaram com Anders Mikkelsen ao ataque, pela simples razão de que o segundo lugar não estava longe dali e o piloto norueguês queria obtê-lo para poder estar presente caso Ogier tivesse algum deslize. Aproximou-se de Latvala e foi assim nas classificativas seguintes, ora com o finlandês  a levar a melhor, ora com o norueguês a ser o mais veloz, tudo, obesrvado por um Ogier que geria a vantagem.

Mas na segunda passagem pela classificativa de Guiamets, Latvala sofre um furo e perde nove segundos para Mikkelsen, obrigando a abdicar da luta pelo segundo posto, com Dani Sordo bem atrás, lutando com Kris Meeke pelo terceiro posto. O finlandês admitia a derrota: "Esta luta terminou. A diferença é demasiado grande. Não consigo ripostar", lamentava, enquanto que Mikkelsen afirmava que "estava a gostar desta guerra".

Mas isto nunca acaba até ao fim. Na classificativa seguinte, o norueguês fez um pião e perdeu sete segundos, dando esperanças do segundo lugar a Latvala. E mesmo com o ataque do finlandês Mikkelsen conseguiu manter o posto. E numa das alturas mais importantes, que foi quando Ogier - que tinha um avanço de 40 segundos! - despistou-se na última classificativa e acabou por desistir. No final, foram 3,1 segundos que separaram Mikkelsen de Latvala, e claro, a sua primeira vitória no WRC, aos 26 anos de idade.

Quanto a Dani Sordo, conseguiu por fim superar Kris Meeke e ficar com o terceiro lugar, mesmo tendo ficado a 21,3 segundos do vencedor. E o britânico ficou na frente de Mads Ostberg, no segundo Citroen, enquanto que Hayden Paddon foi o sexto, na frente de Martin Prokop e Thierry Neuville. A fechar o "top ten" ficaram o sueco Pontus Tidemand, o melhor dos WRC2, e o checo Jan Kopecky.

Com isto, Ogier continua com 238 pontos, mas é o campeão do mundo, contra os 180 de Jari-Matti Latvala, e os 154 de Anders Mikkelsen. O WRC termina em paragens galesas, entre os dias 13 e 15 de novembro.

Sem comentários: