domingo, 27 de dezembro de 2015

A imagem do dia

Há 30 anos, Jean Rondeau passava à história numa passagem de nível na zona de Champagne quando o seu Porsche embateu no comboio que ia ali a passar. Terminava assim, aos 39 anos de idade, a vida e a carreira de um homem extraordinário, cujo sonho era de vencer em Le Mans. E o conseguiu de forma unica até aos dias de hoje.

Se a Formula 1 teve Jack Brabham campeão com o seu próprio carro, mais as aventuras bem sucedidas de outros pilotos-construtores como Bruce McLaren, na Endurance, a pessoa a ter em conta era Jean Rondeau. A ideia de construir os seus carros surgiu em 1976 quando apareceu uma companhia especializada em... papel de parede, a Inaltera, que lhe pediu para construir um chassis à volta de um motor Ford Cosworth. As tentativas não foram muito bem sucedidas, mas a cada ano que passava, estava a melhorar, e também recrutava os melhores pilotos de então, como Henri Pescarolo.

Em 1980, Jean Rondeau tinha já o apoio dos elevadores Otis e o jornal Le Point e tinha construido um chassis 379B com motor Ford Cosworth, apesar de ter chegado à conclusão de que o motor não era o adequado para aquela corrida, por ser pouco potente contra a maré de Porsches presentes, na maior parte deles modelos 935. Jacky Ickx usou um... 908, versão 80, para correr.

Apesar dessa maré de carros alemães, a chuva ajudou muito os Rondeau. Primeiro, porque Ickx adotou uma toada cautelosa, até que a chuva parasse, e depois, a apanhar o carro francês que já estava na frente. E corria com alguém já experimentado, Jean-Pierre Jassaud, que vencera dois anos antes com o Renault A442, ao lado de Didier Pironi.

O Porsche levou a melhor sobre o Rondeau no inicio da manhã, mas o motor Cosworth aguentou melhor do que se esperava. E a grande ironia é que quem quebrou... foi o Porsche, que pelas dez da manhã, viu a sua caixa de velocidades quebrar. Eles perderam três voltas para o reparar, e quando voltaram à pista, Rondeau e Jassaud eram os lideres. E foi assim que acabaram, fazendo algo unico na história de La Sarthe.

Sem comentários: