segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

A situação atual da Toyota WRC

A Citroen vai fazer um ano sabático em 2016 - pelo menos de forma oficial - e há rumores de que a M-Sport estará a pensar o mesmo no ano que vêm, deixando apenas Volkswagen e Hyundai na estrada, com uma série de carros semi-oficiais ou privados. Mas em 2017, o panorama será diferente, com pelo menos doze carros, podendo chegar até 15 carros oficiais. Isto porque a Toyota, tal como faz agora a Hyundai e a Volkswagen, terão três carros nas classificativas do WRC, e é provável que Citroen e M-Sport, com o Ford Fiesta, também coloquem três carros na estrada.

Contudo, o mais interessante neste regresso da Toyota ao WRC é que vai ser uma operação essencialmente finlandesa, liderada por um nome sonante do automobilismo: Tommi Makinen, tetracampeão do mundo de ralis, que terá como colaborador outro ex-piloto na figura de Mikko Hirvonen. O carro é desenvolvido por lá, apesar de andarem em testes um pouco por toda a Europa,  vai ser a versão Yaris WRC, com Stephane Sarrazin ao volante nesses testes.

"Estamos em negociações com vários pilotos para 2017, tendo em conta que esperamos, ter inscritos dois, ou três, carros no campeonato", começou por dizer Makinen à Autosport britânica. "Neste momento, estamos no processo de concepção do carro. A nossa equipa de engenheiros e designers têm trabalhado incansavelmente para cumprir o programa de desenvolvimento do carro para que seja um vencedor”, acrescentou.

Makinen reconhece que o trabalho que a sua equipa tem pela frente é um grande desafio. "Os testes devem começar na primavera de 2016. É um extenso programa que já está elaborado, de modo a que possamos cumprir testes na Finlândia e noutros países”.

Quanto a pilotos, fala-se muito nos últimos dias de Kris Meeke, que já foi à Finlândia para falar com Makinen, e ele ficou impressionado: "O Kris é uma pessoa muito agradável, gostamos muito dele e sim, estive com ele recentemente. É um piloto que poderíamos ter na nossa equipa", admitiu. Contudo, a ideia poderá acontecer apenas se o piloto britânico não conseguir renovar com a Citroen em 2016, para ajudar no projeto do novo DS3 WRC. Caso Meeke assine pela Toyota, o acordo aconteceria até ao final da década.

Uma coisa é certa: a Toyota quer regressar aos ralis pela porta grande e não se importa de gastar o que for preciso para alcançar o sucesso, como conseguiu na última década do século XX.

Sem comentários: