domingo, 27 de dezembro de 2015

Youtube Formula 1 Classic: GP do México 1968

Ontem, quando andava a pesquisar coisas sobre Moisés Solana, dei de caras com este belo video do GP do México de 1968, feito para os cinemas mexicanos, mas colocado no canal do Youtube da British Pathé. 

Esta corrida ficou para a história por uma boa razão: antes desta prova estavam três candidatos ao título: Graham Hill, Jackie Stewart e Dennis Hulme, cada um na sua marca: o inglês na Lotus, o escocês na Matra e o neozelandês na McLaren. A corrida tinha sido inicialmente marcada para o dia 26 de outubro, mas por causa dos Jogos Olimpicos - que tinham sido realizados ali mesmo - foi adiada por uma semana. Hill liderava, mas tinha apenas três pontos de vantagem sobre Stewart, que tinha ganho a corrida anterior, em Watkins Glen.

Parecia que Stewart tinha tudo a seu favor, por causa da sua forma nessa parte da temporada (tinha falhado as corridas de Jarama e Monaco por causa de um pulso fraturado) e a sua vitória épica no Nurburgring Nordschleife, debaixo de chuva e nevoeiro, tinha deixado toda a gente de boca aberta, mas o seu carro teve vários problemas e acabou fora dos pontos. 

Graham Hill, com o seu Lotus 49, aproveitou a deixa (e também a desistência de Hulme) para vencer a ser campeão. Aos 39 anos de idade e na temporada em que morreu Jim Clark.

Sem comentários: