quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Dakar 2016: Peterhansel e Price mantêm liderança, Sainz desistiu

A etapa de hoje do Dakar, que liga as cidades de Belén e La Rioja, no total de 561 quilómetros, 278 dos quais cronometrados, foram percorridos em dunas de areia, foi extremamente complicada para carros, motos e camiões. Entre os carros, as grandes novidades foram a desistência de Carlos Sainz, vitima de problemas no seu Peugeot, o atraso de Nasser Al Attiyah, que capotou o seu Mini e perdeu mais de meia hora, atrasando-se inevitavelmente na classificação geral, tudo isso beneficiando o lider do Dakar, o francês Stephane Peterhansel, que venceu com cinco minutos e 40 segundos de vantagem sobre Cyril Després, e 26 minutos e 16 segundos sobre Giniel de Villiers, no seu Toyota.

Já nas motos, o dia começou com a mensagem de que Paulo Gonçalves não teve de trocar de motor. Os danos limitaram-se a um pistão, e isso obrigou apenas a mexer e não trocar de motor, logo, acabou por não ser penalizado em quinze minutos, tal como se temia. Logo, de uma possível desistência, a sorte acumulada fez com que "apenas" caísse para a terceira posição no inicio desta etapa.

Aqui, a dureza do terreno foi igual para todos, mas o melhor foi o eslovaco Stefan Svitko, com uma vantagem de dois minutos e 54 segundos sobre o argentino Kevin Benavides, e cinco minutos e 47 segundos sobre Toby Price, o líder da geral. Gonçalves foi o quarto, a seis minutos e um segundo, enquanto que Hélder Rodrigues foi o sexto, a doze minutos e um segundo do vencedor. Entre eles ficou o chileno Pablo Quintanilla.

Na geral, Price lidera com 23 minutos e 12 segundos de vantagem sobre Stefan Svitko, enquanto que Paulo Gonçalves é o terceiro, a 34 minutos e 15 segundos, continuando a ser o melhor dos Hondas, e alargando a distância para Pablo Quintanilla, o melhor dos Husqvarna. Helder Rodrigues é o sétimo, e 56 minutos da liderança neste Dakar, e o melhor dos Yamaha.

Amanhã, a caravana do Dakar sai de La Rioja e ruma para San Juan, num total de 712 quilómetros, 431 dos quais serão percorridos em troços cronometrados. 

Geral: Automóveis

1º - Peterhansel/Cotteret (FRA) [Peugeot] 32.44,59 minutos
2º - Al-Attiyah(QAT)/Baumel(FRA) [Mini] a uma hora
3º - De Villiers (SAF)/Von Zitewitz (GER) [Toyota] a 1.12:31
4º - Hirvonen (FIN)/Perin (FRA) [Mini] a 1.23:51
5º - Després/Castera (FRA) [Peugeot] a 1.50:47

Geral: Motos

1º - Price (AUS) [KTM] - 34.49,04 minutos
2º - Svitko (SVK) [KTM] - a 23.12
3º - Gonçalves (POR) [Honda] - a 34.15
4º - Quintanilla (CHL) [Husqvarna] - a 42.49
5º - Meo (FRA) [KTM] - a 44.04
6º - Benavides (ARG) [Honda] - a 45.10
7º - Rodrigues (POR) [Yamaha] - a 56.17

Sem comentários: