domingo, 24 de janeiro de 2016

WRC 2016: Sebastien Ogier é o grande vencedor em Monte Carlo

Sebastien Ogier, o atual campeão do mundo, arranca em 2016 a vitória no Rali de Monte Carlo e confirma o seu favoritismo para renovar o título nesta temporada, ao ver dois dos seus maiores rivais, Kris Meeke e Jari-Matti Latvala, a não pontuarem. Anders Mikkelsen e Thierry Neuville acompanharam-no ao pódio, após um último dia em que se limitou a gerir a vantagem de quase dois minutos que tinha para a concorrência, e vencendo na Power Stage.

Nas três classificativas do dia, todas à volta do Col de Turini, Ogier foi o melhor na primeira e na terceira especial, enquanto que Mikkelsen foi o melhor na PEC 15, aproveitando o facto de Neuville se ter conformado com o terceiro posto, ficando com uma vantagem de 2,5 segundos sobre Dani Sordo, com Neuville a ser terceiro, fazendo o mesmo tempo que Ogier.

No final, na Power Stage, Ogier foi o melhor, conseguindo uma vantagem de 1,4 segundos sobre Dani Sordo e 5,9 sobre o surpreendente Stephane Lefebvre, conquistando assim os pontos que estavam à mão.

Após o pódio, Mads Ostberg foi o quarto e o melhor dos Ford, embora a quase cinco minutos do vencedor, mas também com vantagem sobre Stephane Lefebvre, que aproveitava o seu conhecimento das classificativas para conseguir a sua melhor posição de sempre na sua curta carreira nos ralis, e claro, o melhor dos Citroen. Dani Sordo foi o sexto, no segundo Hyundai, mas a dez minutos e 35 segundos, na frente do Ford de Ott Tanak. Elfyn Evans foi o melhor dos WRC2, a 18 minutos do vencedor, mas com uma vantagem de dois minutos sobre Esapekka Lappi e Armin Kremer, que fecharam o "top ten" de Monte Carlo, e ambos em Skoda.

O WRC ruma agora a norte para as paragens suecas, onde decorrerá entre os dias 12 e 14 de fevereiro. 

Sem comentários: