quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Youtube Salvage Operation: A remoção do MV Baltic Ace

A 5 de dezembro de 2012, o porta-automóveis MV Baltic Ace partia de Zeebruge, na Bélgica, rumo a paragens finlandesas, com milhares de automóveis, maioritariamente da marca Mitsubishi. Nunca chegou ao destino, pois colidiu com um porta-contentores ao largo da costa holandesa, e afundou-se no gélido Mar do Norte em 15 minutos, matando onze tripulantes a bordo.

Sendo uma ameaça à navegação (apesar de se ter afundado a 65 quilómetros da costa, a profundidade ali é de 30 metros) recorreu-se aos serviços de duas companhias de salvados, a Boskalis e a Mammoet Salvage - a mesma que fez o resgate do submarino Kursk - para remover e triturar o barco e a respectiva carga, depois da companhia de seguros ter pago 55 milhões de dólares para fazer o trabalho. Só que a operação custou um pouco mais: 73 milhões.

A operação era para durar dois anos, mas acabou dois meses antes do previsto. Começou em maio de 2014 e terminou em outubro do ano passado, apesar de eles só poderem trabalhar ali entre março e outubro por causa do tempo que se faz sentir naquela parte do mundo.

Eis o video da recolha e resgate da carga, desde o fundo do oceano até à trituradora. Vi primeiro no Jalopnik. 

Sem comentários: