domingo, 21 de fevereiro de 2016

Apresentações 2016 (V): O Haas F1 VF-16

Após alguma expectativa, a Haas F1 Team apresentou este domingo o seu chassis para a temporada de 2016, a primeira da sua história, o VF-16. Trinta anos anos depois da presença da Team Haas (nada a ver com esta equipa), os americanos tem de volta uma equipa na Formula 1. Com motores Ferrari e chassis feitos na Dallara, e com o francês Romain Grosjean e o mexicano Esteban Gutierrez como pilotos, as expectativas do mais recente membro deste "Piraña Club" são as de fazer uma boa temporada de estreia por estas bandas.

Quanto ao código que batiza o chassis, Gene Haas dá uma explicação bem simples: o "VF" siginifica "very first one", o primeiro de todos. E foi esse o nome que deu à sua primeira máquina CNC, em 1988, quando o batizou de VF-1.

Quanto ao tempo que demoraram para preparar o carro, Gene Haas afirmou que acabaram por ficar com... tempo a mais. "Nós provavelmente tivemos três meses a mais do que o realmente necessário", começou por dizer à Autosport britânica. "Mas o que esse tempo nos forneceu na altura de colocar a nossa casa em ordem foram coisas como os detalhes técnicos - que levam quase um ano para ter tudo isso. Esse tempo deu-nos um benefício que você normalmente não recebe", continuou.

Haas continuou a falar sobre as diferenças entre a sua equopa e outros projetos recentes na Formula 1, em que em muitos casos acabaram por abandonar a competição após alguns anos, como a HRT, em 2012, ou a Caterham, dois anos depois. "Para muitas pessoas, quando estes vão para a Fórmula 1, eles compram uma equipa que já tem toda a  sua infra-estrutura no seu lugar. Nós não tínhamos nada disso. Nós tivemos que começar tudo do zero e eu acho que isso é o que matou muitas das outras equipas principiantes.

"Muitos deles tiveram apenas seis meses para entrarem no Fórmula 1, que, mesmo agora, quando eu olho para isso, é um absurdo. Olhando para trás, eu realmente não acho que estariamos prontos se tivéssemos tentado entrar na temporada passada", concluiu.

O carro já fez o seu "shakedown" em Barcelona, e amanhã entrará em pista para os primeiros testes do ano, no sentido de se ver como se comporta em relação ao resto do pelotão.

Sem comentários: