segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Dailymotion Motoring Show (III): Os Carros do Povo, de James May


James May's Cars of the People - Season 2... por Sky-Lyne
Neste terceiro (e último episódio) deste programa sobre os carros do povo, James May decidiu olhar para o futuro e mais além. De como velhas ideias se tornaram novas, de como certas coisas surgiram cedo demais e como outra que parecem boas, não avançam mais rapidamente porque há certas coisas que ainda são escassas.

No inicio do século XX, a electricidade prometia sobre o vapor e a gasolina, mas Henry Ford construiu em 1908 o modelo T, propulsionado por um motor a pistão, que permitia ter um depósito de gasolina suficientemente pequeno e que percorresse grandes distâncias, numa America que não tinha uma rede de electricidade como temos hoje. E todos os outros meios de propulsão ficaram esquecidos nos museus e livros de história do automóvel até que num distante mês de outubro de 1973, uma guerra no Médio Oriente colocou o mundo inteiro refém de um grupo de países, numa determinada região do mundo. 

E o mundo ocidental - e a industria automobilistica em particular - jurou que nunca mais iria ficar dependente de um grupo de pessoas. Mas até começarmos a chegar a uma era tão interessante como aquela que se viveu no inicio do século XX, tiveram de passar quase 40 anos, e algumas experiências que não correram muito bem. Uma delas envolveu... o fabricante de computadores, Clive Sinclair.

E é esse o último episódio dos Carros do Povo, de James May. E como das outras vezes, tirem uma hora da vossa vida para verem mais este episódio.

Sem comentários: