sábado, 6 de fevereiro de 2016

Formula E: Bird venceu sobre Buemi em Buenos Aires

Sam Bird foi o grande vencedor esta tarde em Buenos Aires, na quarta prova do campeonato da Formula E. O britânico da Virgin conseguiu manter a liderança do principio ao fim, depois de fazer a pole-position algumas horas antes. Sebastien Buemi foi o segundo, recuperando do último posto da grelha, enquanto que Lucas di Grassi ficou com o lugar mais baixo do pódio. António Félix da Costa chegou a andar na segunda posição, mas um problema de "software" o impediu de chegar ao fim.

A partida começou sem grandes novidades, excepto por Jerome D'Ambrosio, que sofreu um toque e caiu para o último posto por causa de danos do seu bólido. Atrás, Sebastien Buemi ganhava posições atrás de posições, passando Bruno Senna no final da terceira volta, para ficar com a 13ª posição. Nelson Piquet Jr., que largava no nono posto, perdia posições atrás de posições, caindo para o 14º posto na quinta volta. 

Tudo isto acontecia enquanto que na frente Bird aguentava os ataques de Nicolas Prost e António Félix da Costa, e os três distanciados de Stephane Sarrazin, que era assediado por Lucas di Grassi. O brasileiro da Abt conseguia passar o francês da Venturi na nona volta para ficar com o quarto posto.

Na volta dez, Buemi estava nos pontos, na nona posição, enquanto que Di Grassi aproximava-se da traseira de Félix da Costa para ver se conseguia chegar aos lugares do pódio, enquanto espreitava por uma oportunidade para passar Nicolas Prost. O português da Aguri conseguiu passar o francês da e.dams na volta 13.

Contudo, foi sol de pouca dura. Na volta 18, quando era para trazer o carro para as boxes, o carro do piloto português ficou parado na pista - a equipa afirma que foi por causa do software do carro - e na confusão das boxes, a organização decidiu colocar o Safety Car na pista, que lá ficou até à volta 24. Quanto voltou, Buemi conseguiu passar Stephane Sarrazin para ficar com a terceira posição, atrás de Lucas di Grassi.

A partir dali, Sam Bird e Lucas di Grassi lutavam pela liderança, com Sebastien Buemi a aproximar-se. O britânico aguentava os ataques do brasileiro e do suiço, os dois primeiros do campeonato, mas Buemi passou Di Grassi na volta 28 para chegar ao segundo posto. O suiço passou a assediar Bird, mas este resistiu - para além da bateria ter chegado perto do fim - e ficou com a vitória, sendo o terceiro vencedor nesta temporada, em quatro corridas. 

No campeonato, Buemi continua na frente, com 89 pontos, seguido por Di Grassi, com 76 pontos. Sam Bird foi o terceiro, com 58 pontos. A Formula E volta à ação a 12 de março, no Autódromo Hermanos Rodriguez.  

Sem comentários: