quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Os Sete e o Top Gear

Quem cresceu nos anos 80 neste retângulo à beira-mar plantado (como eu) lembram-se dos livros de Enyd Blyton, como "Os Cinco" e "Os Sete", quase invariavelmente acompanhados por um cão. Esse grupo de crianças e pré-adolescentes tropeçavam em mistérios que invariavelmente acabavam com os "maus dos livros" a serem presos pela policia. Por estas bandas houve - e há - uma versão nacional, com os livros de "Uma Aventura...".

Poderemos dizer disto do novo alinhamento do "Top Gear", mas... não. Não é que não seja algo totalmente novo. Basta recuar até ao final do século XX para ver como era o programa nesse tempo. Também era povoado com muita gente - tinhas o Clarkson, mas tinhas também Tiff Neddell e Vicky Butler-Henderson, entre outros. E nesse tempo, era um programa um pouco parecido com um programa qualquer sobre automóveis, onde se mostravam modelos novos, davam-se dicas sobre consumo, mecânica, etc. Um pouco como podem ver agora no "Fifth Gear", o programa semelhante no Channel 4 inglês.

Agora, poderemos dizer que o novo Top Gear vai ser povoado. Teremos Eddie Jordan e Chris "Monkey" Harris, para além da Sabine Schmitz, do Matt LeBlanc, e Rory Reid, o rapaz do canto esquerdo que juro, nunca ouvi falar. Teria tido mais piada se fosse o Idris Elba (outro petrolhead), mas não quero acreditar que isto tenha sido um alinhamento "politicamente correto". Sabendo que a BBC luta para controlar estas coisas, é uma chance que está sempre em cima da mesa.

Não creio que isto seja um quadro estável, tenho o meu cepticismo. E como eu, muitos milhares, que foram habituados durante muitos anos a três apresentadores que dizendo o que vinham na alma, divertiam-se imenso e passavam esse gosto a nós, os espectadores. Fazer um "back to basics", só porque a BBC quer apaziguar os seus criticos, seria - pelo menos para mim - um recuo, e provavelmente as ameaças de muitos de que não verão mais o programa, podem ser realidade.

E depois, pergunto-me: como vão encaixar sete no programa? Presumo que não vão aparecer todos em todos os episódios, pois seria uma cacofonia - ou então, o programa teria duas horas - e claro, duvido que vão fazer as mesmas coisas que os "três estarolas" faziam. Vocês veriam Sabine e o Eddie, por exemplo, nas selvas africanas a bordo de um carro de 1500 libras? Talvez não...

Enfim, apesar do meu ceticismo, veremos no que isto vai dar a partir de 8 de maio. Desejo-lhes sorte, embora ache que as botas que eles vão calçar serão muito grandes...

Sem comentários: