quinta-feira, 31 de março de 2016

A imagem do dia

Na madrugada desta sexta-feira (ainda será dia 31 por lá...) a Tesla vai lançar aquele que deve ser o modelo 3... pelo menos de forma provisória. E na véspera do lançamento do automóvel, há cerca de duzentas pessoas que faziam fila para assistir ao novo modelo (esta foto foi tirada esta tarde no Twitter do site Jaloipnik), que Elon Musk promete há muito tempo que este seja "o carro dos 35 mil dólares", ou seja, o carro elétrico acessível para a classe média.

Muitos querem acreditar que este vai ser o carro que vai dar um modelo para o "mainstream" e quebrar o dominio dos carros a gasolina, e também o facto dos carros elétricos serem uma coisa de elites. O Model S é um sucesso, mas custa cerca de 150 mil dólares, caro para a esmagadora maioria das pessoas... mesmo nos Estados Unidos.

No meio disto tudo, a Tesla conseguiu fazer mais do que automóveis. Construiu uma rede de carregadores para as baterias, aumentou a capacidade destas de cerca de 160 para cerca de 400 quilómetros, e o objetivo é alcançar as 300 milhas, ou seja... 480 quilómetros. Já estreou o modelo X, no ano passado, e este é o terceiro modelo, numa altura em que estão a construir no Nevada uma mega-fábrica.

Há altas expectativas, é verdade. E a perspectiva de um carro "verde", com todo o "hype" que Elon Musk já têm feito ao longo dos anos, para toda a gente, poderá causar uma revolução. Não que a Nissan já o faça, com os seus Leaf, mas ver a Tesla nesse nivel poderá ser algo completamente diferente. Veremos. 

Sem comentários: