sexta-feira, 4 de março de 2016

CNR 2016: Ricardo Moura começa a liderar no Serras de Fafe

O primeiro dia do Rali Serras de Fafe colocou Ricardo Moura na liderança da competição, após as duas passagens dos pilotos na classificativa do Confurco, esta noite. De uma certa maneira, o campeonato começou onde acabou na temporada passada, com o piloto açoriano a ter José Pedro Fontes no seu encalço.

Com catorze carros da categoria R5 na lista de inscritos, uma das maiores da Europa, e com cinco campeões na liça, a primeira passagem por Confurco começou com Moura a ser o melhor, com um avanço de 2,5 segundos sobre o Citroen DS3 de José Pedro Fontes. Miguel Campos, no seu Skoda Fabia R5, foi o terceiro melhor, com 10,4 segundos de diferença para o piloto açoriano, 1,8 segundos mais veloz do que João Barros, no seu Ford Fiesta R5, seguido por Pedro Meireles, o campeão de 2014, e o veterano Fernando Peres, a 24,2 segundos do líder. 

Não apanhei grandes linhas do José Pedro Fontes, apenas duas travagens numa zona rápida. Mas correu tudo dentro da normalidade. Ainda posso puxar mais mas é preciso ter cuidado devido ao piso.”, afirmou Ricardo Moura. 

Já José Pedro Fontes afirmou sobre a primeira passagem pelo Confurco desta forma: “Correu bem, mas não tinha grandes referências na estrada. Fiz um troço com cautela, é preciso ter-se cuidado devido ao estado do piso. Além disso é de noite e sou o primeiro na estrada.

Carlos Martins e Carlos Vieira, ambos em Citroen DS3 R5, foram sétimo e oitavo, respectivamente, a 42,7 segundos cada um, enquanto que Miguel Barbosa foi o nono, a 43,7 segundos. Nada mau, para o seu primeiro rali da sua carreira. Paulo Meireles, irmão de Pedro e que está no Serras de Fafe de modo esporádico, foi o décimo, a 48 segundos do líder.

Na segunda passagem pelo Confurco, com mais chuva a molhar o terreno, Moura voltou a vencer, com 3,4 segundos sobre Miguel Campos, que aproveitou o atraso de José Pedro Fontes, que foi terceiro com 12,9 segundos de atraso para o piloto açoriano. Com isso, caiu para o terceiro posto da geral, a 13,8 segundos do líder. Pedro Meireles foi o quarto na segunda passagem, e subiu para o quarto lugar da geral. Carlos Vieira foi o quinto na especial, seguido por Fernando Peres e João Barros, que teve problemas na geral, depois de um toque numa pedra na primeira especial e o terreno não ajudar muito no seu Ford Fiesta R5. Agora é o sexto da geral, a 57 segundos de Moura.

Carlos Martins deu um toque numa pedra e fez um pião, perdendo 37,4 segundos na geral, caindo para o nono posto. Miguel Barbosa fechou o "top ten", acabando a 47 segundos de Moura, e agora está na mesma posição, a um minuto e 30 segundos da geral.

Amanhã, máquinas e pilotos vão fazer seis especiais para decidir quem é o primeiro vencedor do campeonato português de ralis.

Sem comentários: