quinta-feira, 24 de março de 2016

Formula 1: Ecclestone reage à GPDA

Um dia depois do comunicado da GPDA denunciando que a estrutura da Formula 1 se encontra doente, criticando algumas das decisões mais recentes tomadas pela sua estrutura, e que devem ser tomadas medidas para modificar, no sentido da sua salvação, Bernie Ecclestone reagiu, escrevendo um comunicado em resposta, colocando-se ao lado dos pilotos neste caso.

No comunicado, publicado esta manhã, pode-se ler na integra:

Caros cavalheiros,

Não tenho a certeza se esta é a descrição correta. Nem sempre é fácil concordar convosco, mas vocês estão corretos ao afirmarem que o processo de tomada de decisões no desporto é obsoleto e está com uma estrutura doente.

Devemos, como disseram, instar os proprietários e todos as partes interessadas da Fórmula 1 a considerarem a reestruturação da sua própria governação.

É fácil de analisar o que está errado, então por que não pensar nisso e voltar a este tema. Pelo menos é melhor pensar-se antes de se desejar.

Tenho estado com um papel ativo na Fórmula 1 há quase 50 anos e nos outros 18 estive sempre, de alguma forma, nela envolvido. Vocês afirmam que cada indivíduo age com as melhores intenções. Não tenho a certeza se este é um erro de impressão. Se não, deve ler-se com as suas melhores intenções’

Muitas felicidades

Bernie

Contudo, é preciso dizer o seguinte: a tomada de posição de Bernie, de se colocar ao lado dos pilotos, não passa de uma manobra oportunista, pois é sabido que ele não gosta do Grupo de Estratégia - irónicamente, ele defendeu a sua criação para colocar a FIA fora do centro da tomada de decisões - e ele é um especialista em prosperar em situações de divisão. Ele sabe que uma guerra entre um e outro para a construção de um novo sistema só avançaria se ele lucrasse com isso, que é o que ele quer. 

Veremos como isto vai prosseguir. É que as últimas noticias falam que o sistema que se estreou na Austrália irá prosseguir no Bahrein, e provavelmente nas próximas corridas, até se poder mexer neles como deve de ser. Cenas dos próximos capítulos...

Sem comentários: