sábado, 21 de maio de 2016

WRC 2016: Rali de Portugal (Dia 2)

Kris Meeke continua a expandir a sua liderança no Rali de Portugal, conseguindo no final do segundo dia um avanço de 45 segundos sobre Sebastien Ogier, depois de completadas seis especiais neste sábado. O piloto da Citroen está disposto a dar à marca francesa a sua primeira vitória do ano, numa temporada onde estão a "meio-gás", preparando-se para a próxima temporada. Anders Mikkelsen é o terceiro, não muito longe de Ogier, a 48 segundos, enquanto que Miguel Campos é o melhor dos portugueses, na 15ª posição, e quinto no WRC2.

O dia começou como acabou: com Meeke na frente. Na especial de abertura, no Marão, o inglês ganhou, com seis segundos de vantagem sobre Anders Mikkelsen e 6,7 segundos sobre o francês Eric Camili. A estrada estava limpa, mas havia mais aderência do que eu esperava. Quero aproveitar ao máximo a vantagem. Estou satisfeito pela forma como o rali me está decorrer”, comentou o piloto da Citroen.

Estou surpreendido, porque está seco", começou por comentar Ogier. "O piso limpo não será bom para mim esta manhã, ao contrário do que sucedeu no dia anterior. Esperava um pouco mais de humidade e se vier será mais tarde. Vamos dar o nosso máximo”, concluiu o francês da Citroen.

A partir daqui, Ogier parecia estar mais concentrado em ficar na estrada. Meeke venceu as duas especiais seguintes, acabando a manhã com uma vantagem de um minuto e dois segundos sobre Ogier, e um minuto e 15 sobre Mikkelsen, que tinha passado Dani Sordo, o melhor dos Hyundai. Por esta altura, Thierry Neuville já tinha abandonado, parado na 12ª especial... devido à falta de gasolina.

Na 13ª especial, a segunda passagem por Baião, Mikkelsen foi o melhor, 5,7 segundos mais veloz do que Jari-Matti Latvala, e 6,6 segundos sobre Sebastien Ogier. A diferença caiu então para os 57,8 segundos, mas Meeke tinha tudo controlado. Tanto que Mikkelsen e Ogier venceram as especiais seguintes, mas o inglês estava a controlar tudo.  "Temos seis rodas, ou seja, mais do que os adversários. O primeiro troço era muito estreito com várias lombas. Aqui melhorou mas é aqui que estamos. Este era duro.”, contou Meeke.

Depois dos três primeiros, Dani Sordo era o quarto, mas já tinha mais de um minuto e 20 segundos sobre a liderança, mais de minuto e meio sobre o francês Eric Camili, o melhor dos Ford. Jari-Matti Latvala é o sexto, num rali bem discreto para ele, já que tem mais de quatro minutos de desvantagem sobre o líder. Mads Ostberg é o sétimo, na frente de Martin Prokop. Pontus Tidemand e Nicolas Fuchs lutam pelo nono posto, e o melhor dos WRC2, ambos a quase dez minutos do comandante.

Quanto ao melhor português, Miguel Campos é o 15º da geral, a mais de 13 minutos da liderança, e é o quinto no WRC2. 

Faltam quatro especiais para o fim do rali de Portugal, todos a serem cumpridos amanhã.

Sem comentários: