domingo, 12 de junho de 2016

WRC 2016 - Rali da Sardenha (Final)

Pela segunda vez nesta temporada, a Hyundai foi a grande vencedora no WRC, com Thierry Neuville a subir ao lugar mais alto do pódio. O piloto belga conseguiu superar os Volkswagen de Jari-Matti Latvala e Sebastien Ogier, demonstrando em terras sardas que o desenvolvimento do i20 já é o suficiente para incomodar os Volkswagen omnipresentes.

Com apenas três especiais para completar antes do final do rali, Neuville partiu para o ataque, esperando manter e até alargar a vantagem que tinha sobre Latvala. A sua vitória em Cala Flumini confirmou as coisas, conseguindo mais 3,1 segundos de vantagem sobre o finlandês. Ogier foi terceiro e consolidava a terceira posição, já que Dani Sordo e Ott Tanak estavam suficientemente longe para não serem incomodados.

A mesma coisa aconteceu no troço seguinte, embora a especial tenha sido ganha por Eric Camili. Contudo, o finlandês da Volkswagen já admitia a derrota:  “Perdi três segundos na primeira especial e a diferença está em 19s. Não tenho hipótese de apanhar o Thierry sem um erro. Estou apenas a procurar encontrar um ritmo confortável sem correr riscos”, disse Latvala no final da 17ª especial.

Mas essa admissão de derrota não impedia que Neuville baixasse as suas defesas, bem pelo contrário: “O Jari-Matti nunca desiste! Foi uma boa classificativa, mas vai ser duro na segunda passagem aqui”, contou depois.

Na primeira passagem por Sassari-Argenteri, Neuville alargou a sua diferença, vencendo a especial com 6,2 segundos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala, que apenas foi terceiro - batido por Anders Mikkelsen, com Ogier a ser apenas sexto. “É uma margem confortável agora. Se não cometer erros tudo deve correr pelo melhor. Iremos focar-nos em trazer o carro até casa. É mais importante do que forçar o andamento para obter os pontos da Power Stage”, disse o então líder da prova.

Na Power Stage - a segunda passagem por Sassari-Argenteri - Ogier levou a melhor sobre Kevin Abbring e Jari-Matti Latvala, com Neuville apenas a ser quinto, mas o essencial tinha sido alcançado: Thierry Neuville deu à Hyundai a sua segunda vitória nesta temporada, com uma vantagem de quase 25 segundos sobre Jari-Matti Latvala. Sebastien Ogier ficou com o terceiro posto, a um minuto e 37 segundos do vencedor.

Dani Sordo foi o quarto da geral - pela quarta vez seguida. E curiosamente, consolidou o segundo lugar da classificação geral, graças a essa consistência - e muito distante do quinto, o estónio Ott Tanak, o melhor dos Ford. Eric Camili foi o sexto, a quase seis minutos do vencedor, conseguindo bater Henning Solberg, o sétimo classificado. O finlandês Teemu Suninen foi o oitavo no seu Skoda, e o melhor dos WRC2, seguido por Jan Kopecky e Karl Kruuda, todos eles em máquinas do WRC2.

Na classificação geral, Ogier continua a liderar com folgas, tendo agora 132 pontos, contra os 68 de Dani Sordo. Anders Mikkelsen é o terceiro, com 67 e Mads Ostberg é quarto, com 58. 

O Mundial de ralis continua entre os dias 1 e 3 de julho, em terras polacas.

Sem comentários: