terça-feira, 12 de julho de 2016

Formula 1: Red Bull pretende vetar o "halo"

O primeiro dia de testes em Silverstone viu Pierre Gasly a andar dentro do Red Bull com o "halo", o sistema que a FIA quer colocar nos carros de formula 1 a partir de 2017. Contudo, os responsáveis da Red Bull, que tinham apresentado a solução alternativa do "aeroscreen" em duas das corridas desta temporada, consideram que a solução que a FIA adoptou não é a adequada e prometem que irão vetar essa escolha.

É uma solução deselegante para o problema com que estamos a lidar”, começou por dizer Christian Horner, o diretor desportivo da equipa. “Preferia que se demorasse mais tempo a investigar a matéria de forma a chegar a um sistema como deve ser do que apressar algo que poderá ter outras consequências. Não sou um grande fã do halo nem das limitações que ele tem neste moemnto. Certamente não votaria a favor dele neste momento”, concluiu.

E isso é verdade: apesar dos testes, o sistema ainda tem de ser votado pelas equipas para ser adotado pela FIA. E as decisões das equipas, reunidas no Grupo de Estratégia, tem de ser unânimes para que isso possa acontecer. E a possibilidade de veto da Red Bull irá perigar isso.

Contudo, a Autosport portuguesa fala que em caso de um bloqueio, a FIA pode reverter isso mesmo contra a vontade das equipas, alegando imperativos de segurança. Veremos no que isto vai dar, pois temos um problema interessante entre mãos, ainda por cima, uma solução do qual a grande maioria não aprova.

Sem comentários: