segunda-feira, 22 de agosto de 2016

A imagem do dia

Esta vi no Facebook do narrador da Formula 1 na Eurosport, o João Carlos Costa. É uma descoberta recente num sitio de arqueologia em Chipre, com um mosaico a revelar uma corrida de quadrigas. Os arqueólogos afirmam que poderá ser do século III depois de Cristo.


O automobilismo (sem cavalos) é um desporto do final do século XIX, com a primeira corrida a acontecer em França, em 1894. Mas quem conhece minimamente a história do Império Romano, sabe que ao longo da sua existência, houve corridas de bigas (com dois cavalos) e quadrigas (com quatro cavalos), em circuitos que tinham uma extensão de dois quilómetros de diâmetro, mais coisa ou menos coisa. Eram corridas duras e sanguinolentas, e a esperança de vida era muito baixa. 

Mas quem sobrevivia e poderia retirar-se pelo próprio pé, poderia ter uma enorme fortuna: calcula-se que desportista mais bem pago da história da Humanidade tenha sido um hispano ou lusitano (na atual Espanha ou Portugal), que viveu no século II depois de Cristo, e que ao longo de sete anos, ganhou o equivalente a 9,6 mil milhões de dólares. É imenso dinheiro, mesmo para Michael Jordan, ou Cristiano Ronaldo

Para terem uma ideia, calcula-se que Michael Schumacher tenha acumulado cerca de 450 milhões de dólares ao longo da sua carreira. E esta durou mais de vinte anos, como é sabido. Hoje em dia, nem os melhores atletas de futebol americano ou baseball cheguem a esse ponto, apesar de terem salários anuais de 70 ou 80 milhões de dólares, o que para nós é uma imensa fortuna.

Pode ser que um ia chegaremos lá, mas por agora, é melhor apreciar este mosaico de um desporto que também chegou a ser olimpico...

Sem comentários: