quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Noticias: Reinaugurado monumento a Gilles Villeneuve em Imola

Já se passaram 34 anos, mas a memória de Gilles Villeneuve continua viva, pelo menos em Itália. Em Imola, existe um monumento na zona da curva com o seu nome, inaugurada em 1983, mas que se tinha vindo a degradar-se com os anos. Ontem, porém, foi reinaugurado, depois de ter passado por uma restauração, com a presença do seu filho Jacques Villeneuve, que manifestou admiração pelas pessoas que acorreram para a reinauguração do monumento.

"Eu estou muito surpreso", começou por dizer Jacques Villeneuve. "Eu não esperava ver tantas pessoas e tanta paixão, é um sinal de que a memória do meu pai ainda está vivo no coração dos fãs. Quero agradecer a todos por este dia maravilhoso", concluiu.

Umberto Selvatico Estense, presidente da Formula Imola, recordou o piloto canadiano da seguinte forma.

"Pensando em Gilles Villeneuve, as primeiras palavras que me vêm à mente são 'Audaz como Nuvolari!' Estas palavras foram ditas pelo comendador Enzo Ferrari, e não qualquer um! A citação porque, para aqueles que não viveram aqueles momentos, acho que não há melhor maneira de revivê-los através de suas próprias palavras e porque acredito que se Ferrari não se tivesse apaixonado por este piloto, o mito Villeneuve nunca teria existido", começou por afirmar. 

"E então posso acrescentar que os pilotos, para nós aqui na Emilia-Romagna, que pertenciam ao mesmo povo apaixonado que "Drake" [outro apelido para Enzo Ferari], estão sempre com os seus "Herois" com H grande. Gilles Villeneuve nunca ganhou um campeonato mundial de Fórmula 1, mas a cada corrida que ele disputou, foi um campeão moral para aqueles que o amavam. E, portanto, como nos lembramos das batalhas de um herói, temos também de lembrar este piloto fantástico que arrastou multidões".

O monumento tem a inscrição "Salut Gilles", e tem a seu lado uma árvore de acer, cujas folhas são o símbolo nacional do Canadá.

Sem comentários: