sexta-feira, 30 de setembro de 2016

WRC 2016 - Volta à Córsega (Dia 1)

No primeiro dia da Volta à Corsega, Sebastien Ogier pretende resolver tudo agora, para poder comemorar mais um campeonato do mundo neste domingo, e em terras francesas. É aquilo que se pode ver do primeiro dia do rali, onde tentou escapar da concorrência, liderada por Thierry Neuville. O piloto francês terminou o dia com um avanço de 44 segundos sobre o belga da Hyundai, após a realização das quatro primeiras especiais de classificação, onde ele venceu em todas.

Depois de ter ganho no "shakedown", Ogier começou o dia a levar a melhor sobre Kris Meeke em quatro segundos, com Dani Sordo a ser o terceiro, a 4,8 segundos do piloto francês. Thierry Neuville era o quarto, a 8,8 segundos, enquanto que Hayden Paddon era o quinto, a 15,1 segundos. 

Na segunda especial, a primeira passagem por Plage du Liamone – Sarrola-Carcopino 1, com uma extensão de 29.12 quilómetros, Ogier dilatou a sua liderança para Meeke, fixando-se dos 14,7 segundos. Nessa especial, ele bateu o belga Thierry Neuville por 8,7 segundos, enquanto que Anders Mikkelsen foi o terceiro, a 10,7 segundos.

Neuville acabou por subir ao terceiro posto, seguido pelos seus companheiros de equipa, Dani Sordo e Hayden Paddon. Mikkelsen era o sexto, seguido por Latvala, enquanto que Craig Breen caia para oitavo.

Na segunda passagem por Acqua Dória-Albitreccia, Ogier voltou a ser o melhor, desta vez conseguindo uma vantagem de quinze segundos para Thierry Neuville, enquanto que Meeke sofreu um furo e perdeu quase dois minutos e meio, caindo para fora do "top ten". Com isto, Neuville era agora o segundo, mas a 32,5 segundos, com Dani Sordo a ser terceiro, a 39,2 segundos de Ogier. 

Tivemos um furo, não sei onde, e decidimos parar para mudar a roda. Quando regressámos ao troço ficámos presos atrás do Craig. Apanhámo-lo num quilómetro, o que foi um pouco frustrante. Não conseguia ver a estrada quando apanhei o pó do carro dele, mas não queria perturbar o seu rali”, referiu Meeke no final dessa especial.

Por fim, na quarta especial, na segunda passagem por Plage du Liamone - Sarrola-Carcopino, o francês da Volkswagen conseguiu ser melhor do que Kris Meeke em dez segundos, com Jari-Matti Latvala a ser o terceiro, a 10,6 segundos. Thierry Neuville foi o quinto, a 11,5 segundos do líder, mas manteve o segundo posto, embora vendo Ogier a ir embora. Dani Sordo perdeu quase dois minutos devido a um furo na traseira, perdendo seis posições, enquanto que Meeke ganhou duas nesta especial. Hayden Paddon também perdeu tempo devido a um furo, mas foram apenas 24,8 segundos e ainda ganhou um lugar à conta do furo de Sordo, o seu companheiro da Hyundai.

No final do dia, com Ogier e Neuville nas duas primeiras posições, Jari-Matti Latvala era o terceiro, a 58 segundos, mas tinha Anders Mikkelsen logo atrás, a 59,3 segundos, os unicos que estavam a menos de um minuto de Ogier no rali. Craig Breen era o quinto, a um minuto e 18 segundos, com Hayden Paddon a um minuto e 26, os unicos que estavam... abaixo dos dois minutos. Eric Camili era o sétimo, com Elfyn Evans a ser o oitavo, e o melhor dos WRC2, a dois minutos e 26 segundos, com Dani Sordo e Mads Ostberg a fecharem o "top ten", com este último a menos de dez segundos do 11º classificado, Kris Meeke.

A Volta à Corsega volta amanhã, com a realização de mais quatro especiais de classificação.

Sem comentários: