segunda-feira, 24 de outubro de 2016

A imagem do dia

Os vencedores daquela corrida de Fuji, há precisamente 40 anos. Mário Andretti conseguia ali a sua primeira vitória desde 1971, e dava à Lotus a sua primeira vitória desde o GP de Itália de 1974, com Ronnie Peterson ao volante. Mas no terceiro posto estava James Hunt, a comemorar o título mundial mais inesperado da história da Formula 1, batendo no último instante Niki Lauda, que tinha voluntariamente desistido na segunda volta, porque achava que não estavam instaladas as condições para correrem, mas que os organizadores não lhes ligaram alguma aos seus protestos por uma simples razão: a televisão.

Já contei aqui a história em julho: a BBC não transmitia as corridas porque uma das equipas, a Surtees, tinha o patrocínio da marca de preservativos Durex, e para eles, isso era impensável. Lembrem-se, estavam numa era onde o sexo era seguro e o automobilismo perigoso... e por causa disso, a BBC não transmitia as corridas. Mas à medida que o ano avançava, as pessoas protestavam contra a cadeia britânica e lá eles cederam, pois era a chance de poder ver um campeão do mundo britânico, algo que não acontecia desde 1973, com Jackie Stewart. A transmissão televisiva por satélite ficou garantida e boa parte da Europa ficou acordada na madrugada-manhã desse dia 24 de outubro de 1976... se a corrida acontecer. É porque chovia persistentemente e os pilotos não queriam correr nessas condições, pois os eventos de Nurburgring ainda estavam frescas na cabeça dos pilotos.

A corrida aconteceu na mesma - com um atraso com cerca de uma hora - Lauda encostou na segunda volta, mas ele foi apenas mais um dos pilotos que desistiram voluntariamente. Emerson Fittipaldi e José Carlos Pace foram outros pilotos que fizeram isso, por exemplo. E Hunt tentou o mais possível chegar-se ao pé do lugar que queria para ser campeão do mundo, mesmo quando nas voltas finais, parou de chover e o asfalto começou a secar, o suficiente para colocar pneus slicks na parte final.

No fim, Andretti foi o vencedor, seguido pelo Tyrrell de Patrick Depailler e Hunt, na frente do Surtees de Alan Jones (será que a BBC mostrou o carro?). Hunt parecia que tinha perdido, mas na realidade, quando viu Teddy Mayer mostrando os dedos, dizendo que ia ao pódio, ficou feliz. Tinha alcançado o "impossivel": era campeão do mundo.

E claro... comemorou "a la Hunt". Falava-se que a sua preparação para essa corrida tinha sido à base de cigarros, alcool e... hospedeiras da British Airways, acompanhado pelo seu grande amigo, o motociclista Barry Sheene. E depois, bebeu cerveja, whisky e outras bebidas alcoólicas, e quando chegou, ensonado e bêbado, a Londres, simplesmente estava feliz por ter alcançado o título. O resto... não é história, que Hollywood, felizmente, contou em filme.

Sem comentários: