terça-feira, 18 de outubro de 2016

WRC: Toyota confirma Juho Hanninen

A Toyota confirmou esta terça-feira que o finlandês Juho Hanninen será o o seu piloto oficial para o mundial de Ralis em 2017, ano de regresso da equipa. “É um sonho tornado realidade”, revelou o finlandês, muito satisfeito por esta oportunidade de guiar por uma equipa oficial no WRC, depois de ter andado todo o ano a testar o modelo Yaris WRC.

Juntar-me a uma equipa de fábrica com tanto potencial ao longo de uma temporada completa é uma grande oportunidade para mim. Temos estado a trabalhar juntos desde o primeiro shakedown do carro, o que torna este acordo ainda mais entusiasmante e motivador. O Yaris WRC é incrível. Mal posso esperar por iniciar o Rali de Monte-Carlo”, concluiu.

Tommi Makinen, o diretor da Toyota Gazoo Racing, fez questão de elogiar o seu piloto: “Quando ele se juntou a nós, o Juho estava incrivelmente motivado e envolvido. Ele percebeu também claramente que nós não queríamos atalhar nenhum caminho e que 2017 seria um ano de maturidade do projeto, aprendizagem e desenvolvimento. Ele tem muita experiência no Campeonato do Mundo de Ralis e tenho a certeza que, por ter sido ele a fazer a maior parte do desenvolvimento do Yaris WRC, é também quem o conhece melhor”.

Aos 35 anos (nasceu a 25 de julho de 1981), Hanninen corre em ralis desde 2006, tenho andado essencialmente num Mitsubishi Lancer e Skoda Fabia S2000, sendo piloto oficial da marca. Em termos de resultados, Hanninen venceu o campeonato IRC em 2010, o SWRC no ano seguinte e o ERC em 2012. O seu melhor resultado são três sextos lugares, dois nos ralis da Polónia e Finlândia, em 2014 - ambos num Hyundai i20 WRC - e no Rali da Finlândia de 2015, a bordo de um Ford Fiesta WRC, já enquanto testava o Yaris WRC.

Sem comentários: