quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Formula 1: Ocon na Force India, Sauber mantêm dupla

Não, não é uma montagem - porque ele já testou pela Force India - mas hoje foi tudo confirmado: o francês Esteban Ocon será piloto da Force India em 2017, ocupando o lugar deixado vago por Nico Hulkenberg.

O anuncio foi feito um dia depois da Renault ter confirmado que Joylon Palmer continuará na Renault na temporada de 2017, e as coisas provavelmente poder-se-ão ter precipitado nesse sentido.

No comunicado oficial, o piloto francês mostra-se muito “excitado por rumar à Force India. Já os conheço dos testes e estou ansioso por voltar a trabalhar com eles. Sou ainda novo na Formula 1, mas depois de meia época na Manor Racing, adquiri experiência valiosa e sinto-me preparado para agarrar esta oportunidade. Há muito trabalho para isto, e quero agarrar esta oportunidade com as duas mãos. Agradeço a todos na Manor e especialmente na Mercedes-Benz pelo seu apoio e espero por 2017 com ansiedade, pela minha primeira época completa na Formula 1” disse.

Apesar de Ocon ter chegado apenas no GP da Bélgica deste ano, em substituição do indonésio Rio Haryanto, ele fez com que conseguisse superar o seu companheiro de equipa na Manor, o alemão Pascal Wehrlein, apesar deste já ter um ponto, resultado do décimo posto no GP da Áustria, em Zeltweg. Para além disso, o piloto de 20 anos tem um currículo interessante nas formulas de acesso,  onde foi campeão da Formula 3 Europeia em 2014, campeão da GP3 em 2015, e conseguiu superar Max Verstappen, agora piloto da Red Bull.

Entretanto, a Sauber também anunciou esta tarde que irá manter a dupla de pilotos para 2017, constituída pelo sueco Marcus Ericsson e pelo brasileiro Felipe Nasr. Apesar de não estar a ter uma boa temporada - ainda não pontuou - a equipa de Hinwill tem garantido o seu futuro em termos financeiros, e está a contratar um grupo de engenheiros e aerodinamistas vindos da Audi, agora que eles encerraram as suas atividades na Endurance.

"Não há muitas opções lá fora agora, então é mais provável [ficar na Sauber] por agora", começou por dizer Ericsson. "Nada está certo ainda, antes de falar qualquer coisa, eu não posso dizer. Mas como não há muitas outras opções, e como eu disse antes, a Sauber está se a mover na direção certa com um monte de boas contratações, não só para este ano, mas também para o próximo ano", continuou.

"Então, definitivamente, é uma opção atraente para mim, eu não sei qual é a situação ainda, mas espero que eu saiba logo. Antes de qualquer anuncio, você nunca pode ter certezas de nada", concluiu.

Questionado sobre se tinha algum contrato pronto para assinar, Nasr disse: "Há pessoas que estão a cuidar disso, eu não estou plenamente a par, mas como eu disse, eu nunca descartei este lugar". começou por comentar.

"Eu sempre disse que Sauber é uma opção, ainda é um lugar atrativo para estar, e acho que a equipa tem recebido um monte de novas pessoas a bordo, foi reestruturada, e vai melhorar", concluiu.

Caso esta seja a dupla para 2017, resta saber quem ficará com o segundo lugar na Manor, pois na Haas, tudo indica que Kevin Magnussen será seu piloto até à temporada de 2018, no lugar de Esteban Gutierrez.

Sem comentários: