sexta-feira, 18 de novembro de 2016

WRC 2016 - Rali da Austrália (Dia 1)

Na despedida da Volkswagen dos Ralis, o norueguês Anders Mikkelsen lidera o rali da Austrália, depois de vencer quatro dos onze troços que foram disputados na madrugada e manhã desta sexta-feira. Mikkelsen tem um avanço de 15,4 segundos sobre Sebastien Ogier, enquanto que o belga Thierry Neuville, da Hyundai, é o terceiro classificado, a 22,1 segundos da liderança, na frente de Hayden Paddon e Mads Ostberg.

Depois de na especial de abertura, Anders Mikkelsen conseguiu ser o mais veloz com o seu Volkswagen, batendo o Ford de Ott Tanak por 1,3 segundos, enquanto que Hayden Paddon era terceiro com o seu Hyundai, a 1,4 segundos, o dia começava com Paddon na frente, ganhando dois segundos sobre Mikkelsen e 3,7 sobre Ott Tanak. 

Uma boa classificativa. Gostei muito. Agora temos de procurar mantermo-nos neste ritmo. Não tenho outra escolha senão tentar vencer o rali”, disse Mikkelsen, no final desta especial.

Sebastien Ogier era oitavo, a 8,5 segundos, enquanto que Jari-Matti Latvala atrasava-se em cerca de dois minutos e 27 segundos, devido a problemas no seu carro. “Temos uma suspensão partida. Foi um erro meu, alarguei demasiado a trajetória numa ponte e bati com a traseira”, revelou o finlandês,

Na terceira classificativa, a primeira passagem por Northbank, Mikkelsen voltou a fazer o melhor tempo, conseguindo um avanço de 1,7 segundos sobre Hayden Paddon, enquanto que Eric Camili fazia o terceiro melhor tempo, a 2,2 segundos. Ogier mantinha-se no oitavo posto, a 8,5 segundos, enquanto que Latvala se atrasava ainda mais, tentando levar o carro inteiro até à assistência.

Na quarta especial, a primeira passagem por Newry16, Mikkelsen voltava a vencer, com Ogier logo atrás, a 2,6 segundos, com Neuville a ser terceiro, a 6,1 segundos. Paddon perdia 12,6 segundos e caía para o terceiro posto, a 12,1 segundos, enquanto que Ogier subia quatro lugares, para o quarto posto, embora a vinte segundos de Mikkelsen.

No final dos troços da manhã, na primeira passagem pela super-especial da Raceway, Mikkelsen e Neuville empataram, com Ogier a ficar a 0,1 segundos, fazendo com que a liderança do norueguês ficasse a 13,7 segundos de Dani Sordo, e 14,2 de Hayden Paddon.

Da parte da tarde,  os concorrentes faziam as segundas passagens pelas classificativas da manhã. A sexta especial era a segunda passagem por Utugun, onde Mikkelsen voltava a vencer, desta vez com um avanço de 0,3 segundos sobre Jari-Matti Latvala, agora com as reparações no seu carro já feitas. Sebastien Ogier era o terceiro, a 1,6 segundos do vencedor.

Neuville ganhou na sétima especial, a segunda passagem por Balders Creek, tirando 2,4 segundos a Mikkelsen, que foi terceiro, e 2,5 a Ogier, que foi quarto na especial, enquanto que Ogier era o melhor na oitava especial, batendo Neuville por 1,7 segundos e Mikkelsen por 2,6. O francês voltava a repetir o feito na nona especial, com Paddon a perder 7,2 segundos e a cair de segundo para quarto classificado.

Por fim, as duas especiais de Coffs Harbour foiram favoráveis a Ogier, onde ganhou ao todo 1,3 segundos à concorrência, aproximando-se de Mikkelsen, que agora está a 16,8 segundos do piloto francês. Neuville é o terceiro, a 22,5 segundos, mas tem Hayden Paddon logo atrás, a 23,8 segundos.

Mads Ostberg é o quinto e o melhor dos Ford, a 38,2 segundos, com Eric Camili a ser o sexto, a 44 segundos, também no seu Ford, ambos na frente de Dani Sordo. Ott Tanak é o oitavo, a um minuto e 29 segundos dos da frente, enquanto que o finlandês Esapekka Lappi e o italiano Lorenzo Bertelli fecham o "top ten".

O rali da Austrália prossegue na próxima madrugada.  

Sem comentários: