terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Acciona, o jipe elétrico do Dakar

Daqui a alguns dias, o Dakar volta à estrada, nas carreiras da América do Sul. No meio de carros, motos e camiões, existirão sempre algumas coisas fora do vulgar, e desde 2015 que existe o Acciona, um jipe que atravessa as dunas argentinas, e sobe as encostas dos Andes... de forma elétrica. Exato, é um carro elétrico, que concorre numa categoria especial.

O jipe tem 2100 quilos, tem 250 kw, que dá cerca de 360 cavalos, e tem seis módulos de baterias. A sua autonomia é de 200 quilómetros, mas podem recarregar o motor numa hora. Para além disso, eles têm um painel solar no teto do jipe, para alimentar o painel de instrumentos do habitáculo. A velocidade máxima é de 150 km/hora.

A Acciona é uma firma espanhola que está a desenvolver um carro elétrico para o Dakar. No ano passado, eles participaram no rali, mas acabaram por desistir na 11ª etapa à conta de um problema irresolúvel no seu carro. Este ano, afirmam que o carro está bem mais leve, apesar dos 2100 quilos que têm agora serem bem mais pesados do que, por exemplo, os Mini e os Peugeot. 

A marca acredita que este ano, eles cumprirão os objetivos. "Em janeiro, cruzaremos novamente a linha de partida do Dakar [em Assuncion, no Paraguai] e voltaremos a ser o único veículo com zero emissões", disse a empresa na sua página do Facebook. "Nós competimos em Dakar 2017 com um veículo elétrico porque acreditamos 100% no potencial de energia renovável", continuou.

Ariel Jatón e Gastón Scazzuso, serão os pilotos neste Dakar.


Sem comentários: