sábado, 14 de janeiro de 2017

A velhice de Stirling Moss

Stirling Moss está desde o dia 22 de dezembro internado num hospital em Singapura, depois de ter sofrido uma infeção pulmonar enquanto fazia um cruzeiro na região. Aos 87 anos de idade, está a recuperar do seu problema de saúde de forma lenta, mas só agora é que foi divulgada a noticia.

"Devido à gravidade da infecção, existiram algumas complicações e sua recuperação não foi tão rápida como era esperada ou desejada", lê-se na declaração colocada no sitio oficial do antigo piloto, vice-campeão por quatro vezes entre 1955 e 1959.

"Contudo, sua condição continua a melhorar e seus médicos agora consideram-no como "estável". Sir Stirling está de bom humor e apenas chateado por ter perdido o seu cruzeiro de Natal com os seus amigos."

"[Os funcionários do] hospital em Singapura são inigualáveis e os médicos, enfermeiros, terapeutas e demais funcionários que estão a cuidar dele não poderiam ser mais maravilhosos, gentis e atenciosos quanto profissionais", continua o comunicado.

"Lady Moss diz que não poderia desejar uma facilidade melhor ou uma equipa mais qualificada. Ela está muito grata a todos eles", concluiu.

Numa carreira que se estendeu por onze temporadas (1951-61), Moss correu 67 Grandes Prémios correndo oficialmente pela Mercedes, Maserati, Vanwall, Cooper e Lotus, estes últimos inscritos pela Rob Walker Racing. Venceu 16 corridas e foi vice-campeão do mundo por quatro temporadas consecutivas, entre 1955 e 59, sendo terceiro em 1960 e 61.

Para além das vitórias na Formula 1, também venceu as Mille Miglia em 1955 ao lado do jornalista Dennis Jenkinson, usando notas sobre as condições da estrada que mais tarde vieram a ser usadas pelos navegadores de ralis.

Sem comentários: