segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

A(s) image(ns) do dia


Estas imagens servem de homenagem a uma pessoa que hoje comemoraria o seu centenário, caso estivesse vivo. O belga Paul Frére teve uma carreira longa e variada de êxitos como piloto, especialmente na Endurance. Morto em 2008, aos 91 anos, Frére venceu as 24 Horas de Le Mans de 1960, num Ferrari guiado em conjunto pelo seu compatriota Olivier Gendebien. Os primeiros belgas a vencer em Le Mans, antes de Jacky Ickx.

Andou na Formula 1, guiando pela Gordini, HWM e Ferrari, e conseguiu um segundo lugar no GP da Bélgica de 1956, mas os seus grandes feitos vieram da Endurance. Correu, como há disse, nas 24 Horas de Le Mans, com êxito, mas ele foi bem além disso. Era um desportista polivalente - foi remador e tricampeão nacional - e quando pendurou o capacete não ficou parado. Tornou-se jornalista e fez mais ou menos a mesma coisa que fez Dennis Jenkinson, testando carros velozes até aos 90 anos de idade. E o melhor exemplo é este do qual mostro as imagens.

Tudo aconteceu em 2003, quando Frére, então com 86 anos de idade, teve a oportunidade de andar no Audi R8 de Le Mans, vencedor da edição do ano anterior. Se acharam que ele andaria a passear num carro potente por La Sarthe... enganam-se. Os seus tempos ficaram próximos dos pilotos de fábrica, o que demonstra que ele se manteve em forma e ativo até a uma idade bem avançada. Um ano e meio antes de morrer, sofreu um acidente no Nurburgring Nordschleife, que o fez ficar duas semanas no hospital, mas recuperou o suficiente para poder sair pelo seu próprio pé.

Sem comentários: