quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

O que vamos esperar para o CNR de 2017

No próximo fim de semana, começa o campeonato nacional de ralis, com a realização do Serras de Fafe, que este ano comemora a sua 30ª edição. Num campeonato onde José Pedro Fontes se prepara para defender o seu título pela terceira temporada consecutiva, a concorrência promete ser forte num 2017 em que quase toda a gente está de volta, e aparecerão novos pilotos com novos carros, dispostos a mostrar toda a sua velocidade ao longo desta temporada.

Nem todos farão todos os ralis deste campeonato. Nove provas, onde se saúda o regresso do Rali de Portugal ao calendário nacional, e também tem o Rali dos Açores a fazer parte de outro calendário internacional, neste caso, o Europeu de ralis. Contudo, os desequilíbrios continuam, entre os ralis de asfalto e os de terra. Para terem uma ideia, até meados de junho, alturas da realização do Rali Vidreiro, teremos já realizados seis ralis nesta temporada.

Mas nesta temporada, quase todos os pilotos que andaram em 2016 aparecerão nas classificativas de 2017. A grande ausência poderá ser a de Fernando Peres, mas ele sempre disse que seria um ano especial, para comemorar o seu 50º aniversário natalício. E em compensação, outros pilotos surgirão com máquinas novas. E a grande novidade será o Hyundai i20 R5 de Manuel Castro. Um piloto veloz que mostrou o que valeu no ano passado, ao volante de um Skoda Fabia S2000 e que se está a adaptar-se ao novo carro. Andamento para os lugares da frente ainda é uma incógnita, mas o carro é preparado pela Veloso Motorsport e isso tem de se ver em conta.

E já agora, o seu carro anterior não vai ficar parado: Hugo Mesquita será o piloto para 2017, no carro preparado pela Veloso Motorsport. “Não lhe poderia chamar outra coisa a não ser ‘desafio’, pois sempre tive curiosidade em evoluir para um carro de última geração. A oportunidade chegou e não consegui dizer que não, se é o momento certo ou não, nunca irei saber, mas como em tudo na vida, sempre gostei de arriscar, pelo que optei por dar o salto para o fascinante Skoda Fabia S2000”, contou na entrevista que fez à Autosport portuguesa.

Pilotos como José Pedro Fontes (Citroen DS3 R5), João Barros (Ford Fiesta R5) e Miguel Barbosa (Skoda Fabia R5) prometem andar por aqui em toda a temporada, e muitos outros estarão presentes, pelo menos, no Serras de Fafe. Os irmãos Pedro e Paulo Meireles (ambos em Skoda Fábia R5), Elias Barros (Ford Fiesta R5), Carlos Vieira (Citroen DS3 R5), Joaquim Alves, Ricardo Moura e Diogo Salvi (ambos em Ford Fiesta R5) vão estar presentes por ali. Aliás, na prova organizada pela DemoPorto existirão 14 carros R5, dois deles de pilotos espanhois.

Em contraste, quem primará pela ausência será Miguel Campos, mas ele promete que estará presente mais adiante no campeonato, e provavelmente com outra máquina que não o sei Skoda Fabia R5, algo que deixou no ar. Quem também pretende montar um projeto com um R5 é Bruno Magalhães, que deixou entender que está em conversações com potenciais patrocinadores, mas não agora, no Serras de Fafe.

Por outro lado, há pilotos que alinham no Serras de Fafe, mas não dão garantias de que farão o mesmo para o resto da temporada. Pedro Meireles é um deles, afirmando que não tem ainda a resposta de todos os patrocinadores para fazer toda a temporada. 

Sei que vou a Fafe, para não ‘perder o comboio’, digamos assim, pois neste momento ainda não tenho uma resposta dos patrocinadores para fazer a época toda, um conjunto de provas ou seja o que for. Por isso estou concentrado apenas na primeira prova do ano”, disse o piloto de Guimarães à Autosport portuguesa

Ricardo Moura também vai estar em Fafe, mas depois do rali dos Açores, onde venceu no ano passado, para o Europeu, com o seu Ford Fiesta R5, não se sabe se continua. Caso aconteça, é para lutar pelo título, e claro, fazer "vida negra a José Pedro Fontes.

No lado dos Grupo N, há duas entradas interessantes. Carlos Martins e Ricardo Teodósio decidiram fazer "marcha-atrás" e foram correr com Mitsubishi Lancer Evo X. Fernando Peres também vai correr no Grupo N, mas com um Lancer Evo IX e é para a Taça Nacional de Ralis em Terra (TNRT), a mesma máquina que José Mendes, Pedro Sá e Vitor Ribeiro vão usar. Já Manuel Inácio vai ser diferente, pois vai usar um Subaru Impreza STi.

E Adruzilo Lopes e Vitor Pascoal prometem andar nas classificativas com os Porsche 911, para mostrar um pouco mais de variedade em termos de máquinas. Mas não no Serras de Fafe...

Nas duas rodas motrizes, com Diogo Gago ausente, Gil Antunes (Renault Clio R3T) e Paulo Neto (Citroen DS3 R3T Max) surgem na linha da frente para o campeonato. Contudo, há mais nomes a ter em conta, como Ricardo Roda (Citroen C2 R2), Pedro Antunes (Peugeot 208 R2), Paulo Moreira (Peugeot 208 R2) e até Joana Barbosa, no seu Ford Fiesta R2.

Mas agora, tudo se prepara para o Rali Serras de Fafe, que vai contar para o Troféu Europeu de Ralis, Troféu Ibérico de Ralis e Taça de Ralis FPAK Terra. Dividida em dois dias, irá começar pelas 14:30 de sábado, com três passagens pelas classificativas de Mondim e Confurco, antes da Special Stage de Fafe, no centro da vila, enquanto que no domingo, o rali prosseguirá com três passagens por Luilhas e duas por Lameirinha, até ao pódio, que acontecerá pela uma da tarde do dia 19 de fevereiro.

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