domingo, 12 de fevereiro de 2017

WRC 2017 - Rali da Suécia (Final)

O "tropeção" de Thierry Neuville no final do dia de ontem deu azo a que Jari-Matti Latvala dessa à Toyota a sua primeira vitória no WRC desde 1999. E ele bem o mereceu, claro. O finlandês de 31 anos venceu o Rali da Suécia pela quarta vez na sua carreira (fê-lo em 2008, 2012 e 2014), e mostrou que tem maturidade suficiente para mostrar estofo de campeão. A vitória de hoje foi uma mera confirmação, apesar de ter, no final do dia anterior, Ott Tanak mesmo atrás dele. Mas hoje mostrou que tinha tudo controlado e os dias de "Lata na Vala" ou "Bate na Vala" já lá vão.

E pela primeira vez na sua carreira, ele lidera o campeonato do mundo de ralis. “É fantástico vencer logo a prova que faço com a Toyota. Fiz a melhor power stage da minha carreira. Estou muito motivado para lutar pelo título”, explicou no final do rali.

O dia de hoje foi praticamente a caminhada triunfal do finlandês rumo ao lugar mais alto do pódio, apesar da ameaça da Ford. Na primeira especial, a primeira passagem por Likenas, Latvala deu 7,1 segundos a Tanak e 7,7 a Dani Sordo.

Já Sebastien Ogier perdeu 27 segundos, vitima de um erro na primeira curva.  “Um erro estúpido na primeira curva. Cortei-a, mas apanhei um banco de neve e fiz um pião. Depois demorei um pouco para continuar. Depois disso, tive cuidado, pois sabia que estava acabado. É pena, queria atacar esta manhã, mas é a vida…”, disse.

Na especial seguinte, a segunda passagem por Likenas, Latvala conseguiu mais 9,1 segundos a Tanak, alargando o avanço para vinte segundos quando começou a encarar a Power Stage. Ogier perdeu mais 14,1 segundos, e praticamente garantiu o terceiro posto. 

E na Power Stage, o melhor foi de novo Latvala, que conseguiu bater Ogier por 1,2 segundos, e Neuville por 1.5 segundos. Apesar de tudo, o finlandês da Toyota conseguiu um avanço de 29,2 segundos sobre Tanak e 59,5 segundos sobre Ogier, ambos em Ford. Dani Sordo acabou por ser o melhor dos Hyundai, na quarta posição, mas a mais de dois minutos do vencedor, com Craig Breen a ser quinto e o melhor dos Citroen. Elfyn Evans é o sexto - e o melhor dos Ford não-oficiais - a mais de cinco minutos e 26 segundos do vencedor, conseguindo bater Hayden Paddon.

O francês Stephane Lefebvre foi o oitavo, noutro Citroen, e a fechar o "top ten" ficaram o Skoda de Pontus Tiedmand, o melhor dos WRC2, e o outro Skoda de Teemu Suninen, a mais de dez minutos do carro vencedor.

O WRC prossegue em terras mexicanas, entre os dias 10 e 12 de março. 

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