quinta-feira, 9 de março de 2017

A imagem do dia

Este piloto andou bem na Endurance e Formula 5000 nos dois lados do Atlântico. Um "all rounder" (mas não tanto como Vic Elford), Brian Redman conseguiu grandes resultados em provas de Endurance. Vencedor dos 1000 km de Nurburgring de 1973, ao lado de Jacky Ickx, também teve ótimas classificações noutras importantes corridas de Endurance ma Europa, como as 24 horas de Le Mans e a Targa Florio, onde venceu em 1970, e na América, onde venceu as 12 Horas de Sebring por duas vezes: em 1975, num BMW, e em 1978, com o Porsche 935. 

Contudo, na sua longa carreira, nunca gostou da Formula 1. É óbvio que conseguiu correr em 15 Grandes Prémios, entre 1968 e 1974, por equipas como Cooper, Surtees, McLaren e Shadow, conseguindo como melhor resultado um terceiro lugar no GP de Espanha de 1968, o último pódio da equipa na sua longa e vitoriosa carreira, antes de fecharem as portas no final dessa temporada com outro britânico, Vic Elford. 

Em 1972, Elford estava de novo num carro de formula 1, agindo como terceiro piloto da McLaren, quando Peter Revson se ausentava por causa dos conflitos com as corridas americanas. Redman correu pela marca: Mónaco, França e Alemanha. Conseguiu um quinto posto debaixo de chuva, e repetiu o feito no Nordschleife, mas no final, era mais feliz na Endurance e na Formula 5000.

Apesar de tudo, quando Don Nichols lhe pediu para correr num dos seus carros em 1974, para (outra vez) substituir Revson, desta vez acidentado mortalmente no seu Shadow, ele aceitou. Contudo, depois de três corridas, e após um acidente no Mónaco (na foto acima, tirada por Paul-Henri Cahier), ele foi ter com Nichols e disse que não queria correr mais. Ele aceitou e pouco tempo depois, foram buscar Tom Pryce, que guiou para eles até morrer, em 1977, de novo em Kyalami.

Redman correu até bem depois dos 50 anos, participando no Mundial de Sport-Protótipos em 1989, como piloto da Aston Martin, e agora costuma aparecer em Laguna Seca, em eventos históricos, passeando algumas das máquinas que ele mesmo guiou décadas passadas. Hoje ele comemora o seu 80º aniversário natalicio. Parabéns, caro Brian!

Sem comentários: