terça-feira, 14 de março de 2017

As novas cores da Force India

A Force India tem novo patrocinador "master" e uma das suas condições era que pintasse o carro com as cores do patrocinador. O acordo foi feito e a equipa fez a sua parte, com o carro a sair de um prata/preto/laranja para um... rosa. A BWT é uma empresa de tratamento de águas residuais, e todos os carros que anda a patrocinar na DTM têm essa cor. Só que, como chegaram agora à Formula 1, é algo do qual todos começam a ser notados. E comentados.

Vijay Mallya, chefe de equipa e director da Sahara Force India, frisou a importância desta nova parceria, que substitui a Sahara: “A chegada da BWT à Formula 1 é uma grande notícia e representa uma das parcerias mais importantes dos nossos dez anos de história. A mudança das cores dos nossos monolugares é uma indicação da força desta nova parceria e uma declaração de intenções da BWT no início da sua relação com a Formula 1”.

É verdade que agora, o pelotão da Formula 1 fica mais colorido. Já tinha ficado menos cinzento quando a McLaren voltou ao "Papaya Orange", depois de mais de quatro décadas de ausência, e mesmo a Haas largou o seu cinzento-prata para um mais escuro... apesar de não deixar de ser cinzento.

Mas na história do automobilismo, o que não falta são carros cor de rosa. E não, não falo da Barbie. Falo de monstros, como por exemplo, o Porsche 917/20 "Pink Pig" que foi usado nas 24 Horas de Le Mans de 1971. O carro tinha um conceito interessante: era para ser usado com modificações aerodinâmicas cm vista a uma futura participação na Can-Am. Guiado por Reinhold Joest e Willi Kahusen (curiosamente, mais tarde, ambos construíram equipas com os seus próprios nomes...) onde andaram bem na corrida até que à sétima hora da prova, os travões do 917/20 falharam, com Joest ao volante...

Mas sobre cores, a única coisa que digo sobre isso é a mesma coisa que Enzo Ferrari costumava dizer dos carros: o que interessa é que ganhem, independentemente da cor, da aerodinâmica ou da beleza do bólido. E o próprio Commendatore provou mais do que uma vez que ganhava, mesmo quando os seus carros não estavam pintados de vermelho. 

Sem comentários: