quarta-feira, 12 de abril de 2017

As razões da lesão de Wehrlein

Pascal Wehrlein, como é sabido, voltará ao cockpit de um Formula 1 este final de semana no Bahrein, dpeois de duas corridas de ausência. O alemão da Sauber, como é sabido, magoou-se na zona do pescoço durante a Corrida dosa Campeões, em Miami, e a extensão das lesões fez com que falhasse a primeira sessão de testes coletivos, em Barcelona. Contudo, a presença na segunda sessão de testes coletivos parecia que fazia entender que tudo estava resolvido e que iria alinhar em Melbourne. Contudo, na sexta-feira à noite desse final de semana australiano, Wehrlein disse que não estava e condições e cedeu o lugar a Antonio Giovanazzi. E assim continuou na China, enquanto que era provável que o italiano continuasse no Bahrein. Afinal, o alemão vai voltar, para mostrar que está curado e em forma.

Contudo, por estes dias, falou-se bastante sobre a natureza das suas lesões. Falou-se de que o alemão tinha-se lesionado numa vértebra, que o fez atrasar um pouco a sua recuperação - pois a zona do pescoço é a que mais sob pressão nos fins de semana de corrida - mas o Joe Saward contou hoje no seu blog que não foi isso que aconteceu.

"Wehrlein não quebrou nenhuma vértebra, apesar do que foi dito. Ele sofreu uma série de fraturas em várias vértebras torácicas (fissuras, na realidade) no segmento médio da coluna vertebral, entre as vértebras cervicais do pescoço e as da área lombar, na parte inferior da coluna vertebral. O principal problema não foram as fraturas, mas sim os discos intervertebrais, que são as almofadas esponjosas que estão situadas entre cada vértebra e agem como amortecedores para o corpo humano. Quando estes são comprimidos eles levam tempo para recuperar, particularmente na secção torácica, porque são mais finos do que nos outros lados.

Isto significa que o treinamento é um problema porque pretende-se evitar tanto a compressão adicional (para não mencionar a dor) e assim Wehrlein tem feito uma recuperação sensata, mas necessariamente lenta. Ele tentou voltar na Austrália, mas percebeu que ele não estava suficientemente apto para competir, e assim foi substituído por Antonio Giovinazzi".

Assim sendo, espera-se que o piloto alemão já esteja suficientemente em forma para poder correr todo um Grande Prémio. Mas claro, ele vai estar sob observação neste final de semana, e caso haja alguma recaída, lá estará Giovanazzi para o substituir. 

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