quinta-feira, 13 de abril de 2017

Como uma noticia sensacional esteve prestes a não acontecer

Toda a gente já entendeu que a ida de Fernando Alonso ao "Brickyard", para disputar as 500 Milhas de Indianapolis pelas cores da McLaren, deixando de lado o GP do Mónaco, é das coisas mais sensacionais desta temporada. Iremos ver se esta primeira experiência não poderá ser o inicio de muitas outras, para além de saber como é que Alonso se comportará noutra categoria que não a Formula 1, onde está - lembro-vos - desde 2001, ou seja, há 16 anos.

Contudo, isso esteve muito perto de não acontecer. E só aconteceu porque um piloto decidiu abrir mão da sua inscrição para que todos possamos estar a comentar este sensacional anuncio. A revelação veio do próprio presidente da Indianapolis Motor Speedway, Mark Miles, em declarações à revista americana Racer.

A história é simples: quando Zak Brown desafiou Fernando Alonso a tentar a sua sorte na prova mais conhecida do automobilismo americano, andaram à procura de vagas nas equipas com motor Honda, mas as coisas andaram complicadas. Ao contrário do que se passa na Formula 1, a marca japonesa ganhou todas as corridas da IndyCar até agora, e é uma das melhores do pelotão. Pediram ajuda às equipas maiores, que estavam a dar mais carros para correr de propósito para esta prova. A Andretti tinha cinco vagas, mas a última tinha sido acabada de preencher por Stefan Wilson, o irmão mais novo de Justin Wilson, morto num acidente em Pocono, em 2015. Depois de saber o que se passava, Wilson decidiu abdicar do seu lugar nas 500 Milhas, a troco de algo maior mais adiante.

"Recebi uma ligação do Zak [Brown, CEO da McLaren] e ele queria saber se poderíamos fazer um acordo para que Fernando corresse na Indy neste ano. Eu disse que moveria o céu e a terra para tornar isso realidade. Entrei em contato com quatro equipes da Honda e com uma, mas não conseguia arrumar um motor. E foi então demos sorte", revelou.

"Mesmo querendo muito correr neste ano, ele [Stefan] estava pensando no bem maior para a Indy. É um grande gesto. Os herois desta história são Alonso, Zak, Michael e Stefan. E acho que será uma história muito legal, outro grande mês de maio", concluiu.

Bom, agora já sabem de alguns dos pormenores de bastidores que fizeram esta história possivel. No final de maio, veremos como isto acabará.

Sem comentários: