domingo, 9 de abril de 2017

Formula 1 2017 - Ronda 2, China (Corrida)

Sabia-se desde antemão que este iria ser um final de semana complicado. O "smog" de Xangai, uma megacidade de 20 milhões de habitantes, não seria mau de todo, pois os pilotos só andariam por ali por alguns dias, não prejudicando (muito) a sua saúde. Contudo, misturado com a chuva, as coisas poderiam complicar-se a tal ponto que se colocavam dúvidas sobre a viabilidade da corrida. Principalmente, depois dos eventos de sexta-feira que cancelaram um dos treinos livres.

De facto, a chuva lá marcou a sua presença no local, mas perto da hora da corrida. esta tinha parado totalmente. Contudo, a pista estava suficientemente molhada para que todos largassem com compostos intermédios. Mas felizmente, o Safety Car foi dispensado. Alguns tentavam fazer apostas, como os Mercedes, que meteram compostos supermacios, bem como o Toro Rosso de Carlos Sainz e o Force India de Sergio Perez. Contudo, ainda antes de fazerem a volta de aquecimento, os Mercedes desistiram disso e colocaram pneus intermédios. Especialmente Valtteri Bottas, que saiu de pista quando ia para o seu lugar na grelha...

A corrida começa com Hamilton a largar bem, com Vettel atrás e os pilotos que tinha apostado em slicks, não compensavam naquela altura, como Sainz, que caia para o final do pelotão. Atrás, Lance Stroll acabava a sua corrida na gravilha, enquanto que os Renault tinham colocado pneus para seco. As coisas estavam suficientemente confusas para que o Virtual Safety Car entrasse na pista... mas no inicio da segunda volta, Antonio Giovanazzi bateu forte na reta da meta para que o carro entrasse de verdade.

A corrida recomeça na sétima volta, com Hamilton na frente, com os Red Bull bem atrás, Ricciardo em segundo e Verstapen em terceiro, depois de passar os Ferrari de Vettel e Raikkonen. Sainz e Alonso eram sexto e sétimo, respectivamente, enquanto que Bottas saiu de pista e era 11º. O holandês apanhou Ricciardo e conseguiu passá-lo na volta 12, indo atrás de Hamilton. E ele começou de 16º na grelha...

A partir dali, Hamilton e Verstappen distanciavam-se de Ricciardo, que era assediado pelos Ferrari, com Calos Sainz Jr a ser sexto e aparentemente, a apanhá-los. Isso tornou-se no centro das atenções, pois o australiano aguentava os ataques dos carros italianos. E enquanto tudo isso acontecia, a pista secava, e Hulkenberg penalizava, porque parece que passou debaixo de Safety Car... com e sem carro (o virtual, leia-se)

Pouco depois, Vettel fartou-se de ficar atrás dos pilotos que estavam na sua frente e começou a passá-los. Livrou-se de Raikkonen, e depois foi para cima de Ricciardo, que fez uma ultrapassagem por fora, ao ponto em ambos tocarem nas rodas. Algo semelhante que Gilles Villeneuve e René Arnoux, quase 40 anos antes... mas mesmo assim, o piloto alemão era terceiro. Atrás, Bottas passa Alonso na volta 26, para ser sétimo.

Vettel aproximava-se de Verstappen quando na volta 29, o holandês travou tão tarde que saiu de pista. Claro, o alemão aproveitou para ser segundo, enquanto que os pneus do piloto holandês tinham acabado de vez, e foi às boxes para os trocar. Ele, que tinha "super-softs". Regressa à pista no sexto posto, atrás de Kimi Raikkonen, e em poucas voltas, apanhou Valtteri Bottas, para o passar na volta 33. Atrás, Fernando Alonso defendia-se de Carlos Sainz Jr, e pouco depois de ter perdido o sétimo posto para o outro espanhol, a sua transmissão cedeu e acabou por abandonar.

A partir daqui, os pilotos da frente trocaram de pneus, o último a ser Raikkonen, na volta 40... depois de se queixar da subviragem por causa da degradação dos seus pneumáticos. A partir dali, as passagens de posição aconteciam no fundo do pelotão, porque na frente, Hamilton controlava os avanços de Vettel, mantendo-se numa diferença a rondar os oito segundos. Verstappen, no terceiro posto, tentava apanhar os dois, mas sem grande sucesso.

A parte final da corrida ficou marcada pelos Red Bull, que teve Ricciardo bem em cima de Verstappen. O australiano juntou-se ao holandês, que se queixava de que Romain Grosjean o estava a incomodar, quando na realidade... ele não o conseguia apanhar. Na última volta, ele tentou a manobra, mas não conseguiu, logo, o lugar mais baixo do pódio era do filho de Jos Verstappen. 

Mas na frente, Lewis Hamilton conseguia a sua primeira vitória do ano, com Sebastian Vettel logo no segundo posto, fazendo com que ambos empatassem nos pontos, dando emoção num campeonato que acaba de começar. Kimi Raikkonen aguentou Valtteri Bottas e acabou no quinto lugar, enquanto que Carlos Sainz Jr deu o sétimo posto à Toro Rosso. Kevin Magnussen deu os primeiros pontos à Haas, na frente dos Force India de Sergio Perez e Esteban Ocon.

E agora, não há tempo para respirar, porque daqui a uma semana, temos Formula 1 em paragens barenitas.

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