sexta-feira, 28 de abril de 2017

Noticias: FIA define como ficarão os números nos seus chassis

A FIA quer que os números dos pilotos sejam cada vez mais visíveis nos seus carros e capacetes. Numa carta escrita às equipas esta semana, Charlie Whitting, o delegado da FIA à Formula 1, exemplificou onde e como é que eles deverão ser colocados, usando como tal o que está escrito no artigo 9.2 do regulamento desportivo da Formula 1.

Ali, o regulamento afirma que "este número deve ser claramente visível na frente do carro e no capacete do piloto". Todas estas mudanças terão de estar prontas antes do GP de Espanha, dentro de duas semanas, em Barcelona.

Acrescenta: "O nome ou o emblema da marca do automóvel deve aparecer na frente do nariz do automóvel e, em ambos os casos, deve ter pelo menos 25 mm na sua maior dimensão O nome do condutor deve aparecer na carroçaria externa E ser claramente legível. Nós desejamos que para que seja claramente visível, os números devem ter não menos de 230mm de altura, ter uma espessura de curso mínimo de 40mm e ser de uma cor claramente contrastante ao seu fundo."

No que se refere aos nomes dos condutores, o requisito é que "o nome de cada condutor [ou código de três letras] seja claramente legível na carroçaria externa (artigo 9.3). Achamos que para ser claramente legíveis os nomes devem ter pelo menos 150 mm de altura, Espessura mínima do curso de 30mm e ser de uma cor claramente contrastante ao seu fundo. "

Whiting também confirmou que a incapacidade de cumprir as novas regras poderia significar que um carro não é elegível para participar, escrevendo "... para cumprir plenamente o Regulamento desportivo da Formula 1, esperamos todos os carros a ser apresentados em Barcelona com este novo, e muito mais claro, identificação. Um relatório será feito para os comissários de pista sobre qualquer carro que não esteja de acordo com os requisitos mínimos acima referidos."

Sem comentários: