quarta-feira, 26 de abril de 2017

Os temores do WRC em relação à Hyundai

Apesar de já ter havido quatro vencedores diferentes nos quatro ralis do WRC, até agora, as equipas do Mundial de ralis temem que a Hyundai seja a próxima dominadora do Mundial. Isto por causa de Andreas Mikkelsen, o norueguês ex-Volkswagen, que neste momento está em negociações com a equipa sediada em Alzenau, e que recentemente, andou a efetuar testes com a marca coreana em terras portuguesas.

Caso a marca coreana contrate o norueguês - que este ano está a fazer alguns ralis com o Skoda Fabia R5 - eles poderão estar numa situação de superioridade em relação à concorrência, pois quatro carros oficiais serão mais do que os três que Citroen, Toyota e Ford irão ter ao longo de 2017. E uma fonte do WRC disse ao site Motorsport.com que com a contratação de Mikkelsen a Hyundai poderá colocar os asiáticos numa posição de domínio, pouco tempos depois da Volkswagen.

"Acabámos de sair de um período de domínio no desporto e há que questionar quão bom seria para nós ter isso outra vez. Se o Mikkelsen assinou pela Hyundai será muito difícil para o resto das equipas fazer algo contra isso. O mercado de pilotos está fraco neste momento. Há vários pilotos em ascensão mas não existem muitos preparados para dar o salto e terem performances de topo. Da perspectiva do WRC seria melhor se o Andreas fosse para a Citroën ou para a Toyota – isso equilibraria bem as coisas”, afirmou essa fonte.

Nada se sabe sobre as negociações, mas fala-se muito que Mikkelsen poderia fazer a sua estreia nos carros coreanos precisamente do Rali de Portugal, dentro de quatro semanas. Contudo, dentro da Hyundai, Alain Penasse, um dos gestores da equipa, disse que a formação não está sozinha na ‘corrida’ por Mikkelsen. 

A situação é a mesma em todo o parque de assistência, existem diversas oportunidades. O Kris Meeke não tem contrato com a Citroën portanto eles estão no mercado. O line-up da Toyota é fraco – têm tido bons resultados mas todos estão à procura de ter um bom piloto na equipa. O Malcolm [Wilson, M-Sport] tem o Sébastien [Ogier] e o [Ott] Tänak que é impressionante mas talvez não seja ainda suficientemente bom. Não somos os únicos a olhar para o Mikkelsen”, comentou.

O WRC continua neste fim de semana em paragens argentinas.

Sem comentários: