segunda-feira, 10 de julho de 2017

Vimeo Motoring Test: Os ensaios do Lucid Air

Que os carros elétricos poderão ser o futuro, a cada dia que passa, mostra-se que sim, poderá ser algo viável, assim que resolverem os problemas do alcance das baterias. E que estão a aparecer luxuosos "sedans" ao melhor estilo Tesla Model S, vindos de firmas que foram construídos do zero, como o Faraday Future. Mas existe também a Lucid, uma firma fundada em 2007 e que, discretamente, está construindo o seu primeiro modelo, o Lucid Air, que sendo fortemente aerodinâmico, já provou ser veloz.

Até que ponto é veloz? Há alguns dias, um dos seus protótipos esteve no Transportation Research Center, no Ohio, e decidiu tirar todos os limitadores num teste de velocidade na pista. Ele alcançou 235 milhas por hora, ou convertido para medidas civilizacionais, a 378 quilómetros por hora.

A ideia é de usar estes testes para melhorar a aerodinâmica do modelo Air e a refrigeração dos motores elétricos que o carro usa. O modelo, que pretendem colocar em 2018 (mas que os peritos acham "demasiado ambicioso") tem dois motores elétricos, totalizando cerca de 900 a 1100 cavalos. E a Lucid será um dos parceiros da McLaren Aplied Technologies para desenvolver os motores da Formula E a partir de 2019, com motores que terão uma potência equivalente a 250 cavalos. Neste momento, usam 220.

Por agora, poderemos ver este ensaio de um carro do qual ainda não saberemos se entrará em produção.

Sem comentários: