domingo, 20 de agosto de 2017

WRC 2017 - Rali da Alemanha (Final)

O estónio Ott Tanak foi o melhor no Rali da Alemanha e ajudou a Ford a vencer mais uma vez nesta temporada. Conseguiu superar Andreas Mikkelsen e Sebastien Ogier para vencer pela segunda vez na temporada, depois da vitória no Rali da Sardenha. Para o piloto estónio, este foi um saboroso triunfo, ainda por cima porque aconteceu no dia nacional do seu país. 

É uma excelente sensação, o início do rali correu bastante bem, acho que guiei bem, fiz também boas escolhas de pneus, em condições bem difíceis, depois foi só controlar a liderança. É o meu primeiro triunfo no asfalto, o que sabe bem, e agora vamos continuar assim e lutar pelo campeonato”, disse.

Já do lado de Sebastien Ogier, o seu terceiro posto o poderá ter deixado a respirar um pouco melhor em termos de campeonato, mas a três provas do fim (Catalunha, Gales e Austrália), o piloto francês não pode baixar a guarda em relação a Neuville. 

Foi para isto que trabalhámos todo o fim de semana. Não foi sempre fácil, depois da desistência do Thierry, pois não dei sempre o máximo. Não tive a velocidade ideal para conseguir algo mais, mas foi um bom resultado para o campeonato”, disse Ogier.

No último dia do Rali da Alemanha havia uma grande dúvida sobre se Ogier teria tempo para apanhar Mikkelsen para o segundo posto, e se a partir dali, a M-Sport daria ordens a Tanak para que deixasse passar Ogier para que deixasse alargar o comando do campeonato, pois Neuville não tinha chegado ao fim deste rali. No final, acabou por não ser necessário, pois ao longo do dia, e nas quatro últimas classificativas deste dia, o francês da Ford não se tinha aproximado o suficiente para o apanhar.

Neste dia, Juho Hanninen aproveitou e atacou o quarto posto de Elfyn Evans e ficou com ele, distanciando-se ao ponto de não só ficar com ele, mas ver o seu adversário perder o quinto posto a favor de Craig Breen, a bordo do seu Citroen C3 WRC. E ainda conseguiu mais um ponto pois acabou nos cinco primeiros na Power Stage, vencida por Dani Sordo, na frente de Esapekka Lappi e Jari-Matti Latvala.

Depois de Evans, no sexto posto do rali, Jari-Matti Latvala foi o sétimo, a quase quatro minutos, na frente de Hayden Paddon, o veteranissimo local Armin Kremer (cinquenta anos de idade!) e o francÊs Eric Camili, o melhor dos WRC2.

No campeonato, Ogier tem 177 pontos, contra os 160 de Neuville, os 144 de Ott Tanak e os 123 de Jari-Matti Latvala. O próximo rali do campeonato do mundo acontecerá entre os dias 6 e 8 de outubro, em terras catalãs.

Sem comentários: